2 Ações do Setor de Saúde Podem Oferecer Segurança neste Ciclo de Baixa do Mercado

 | 10.12.2018 05:30

No atual banho de sangue dos mercados acionários, todos estão buscando segurança. Em cenários como esse, você precisa voltar ao básico e procurar setores que estejam imunes aos ciclos de alta da taxa de juros, guerras comerciais e recessões.

As ações do setor de saúde são consideradas defensivas porque os planos de saúde, as empresas farmacêuticas e os fabricantes de aparelhos médicos geralmente têm um desempenho melhor em momentos de incerteza econômica.

Assim como as empresas de varejo, serviços públicos e coleta de luxo, as empresas do setor médico oferecem serviços que não podemos adiar mesmo em uma recessão, e as variações econômicas geralmente não impedem a implementação de novos medicamentos e aparelhos.

É por isso que o índice S&P Health Care subiu 9,38% neste ano, superando o desempenho da referência S&P 500, que caiu mais de 2%.

Hedge funds montaram suas maiores posições em papéis da área da saúde nos últimos cinco anos, de acordo com uma pesquisa do Goldman Sachs citada pelo jornal The Wall Street Journal, em setembro. Cerca de 17% dos ativos dos hedge funds estavam no setor de saúde, atrás apenas das ações das empresas de tecnologia.

Retornos sustentáveis

Ações como Merck & Company Inc (NYSE:MRK) e Medtronic Plc (NYSE:MDT) estão bem posicionadas não só para superar o mercado neste ciclo de baixa, mas também para proporcionar uma boa rentabilidade sustentável.

A Merck, prestadora de serviços médicos global, gerou mais de 36% em rentabilidade total num ano em que o gigante das redes sociais, o Facebook, despencou 24%.