2 ETFs de Ações Chinesas para Quem Quer se Posicionar Contra a Tendência

 | 04.08.2021 10:15

As últimas manchetes da China dão conta de que as autoridades estão reprimindo plataformas comerciais por práticas antitrustes. Entre as empresas que estão sendo alvo da mão pesada do governo estão grandes nomes de tecnologia e prestadoras de serviços educacionais online, cujas operações cresceram durante a pandemia.

De acordo com a Time : “O Diário Popular, instrumento de propaganda do Partido Comunista, alertou que sua maior prioridade era combater supostos monopólios”. O governo também cancelou oferta inicial de ações (IPO) da gigante da tecnologia financeira Ant, afiliada ao Alibaba (NYSE:BABA) (SA:BABA34). A Administração Estatal de Regulação do Mercado multou mais de uma dezena de grandes empresas da tecnologia por violação às leis antimonopólio.

Com isso, as ações de diversas empresas chinesas mais conhecidas devolveram seus ganhos alcançados principalmente nos primeiros meses da pandemia. Vale lembrar que a Ark Invest, de Cathie Wood, também está abandonando nomes de tecnologia chineses.

No acumulado do ano, este foi o desempenho de algumas das maiores empresas de tecnologia da China:

  • Alibaba: queda de 14,2%;
  • Baidu (NASDAQ:BIDU (SA:BIDU34): queda de 22,9%;
  • Didi Global (NYSE:DIDI): queda de 27,6% desde a abertura de capital em junho;
  • New Oriental Education & Technology (NYSE:EDU): queda de 88,3%;
  • Tencent (OTC:TCEHY): queda de 14,7%;

Tanto o índice Shenzhen Composto quanto o Xangai Composto acumulam queda de cerca de 5% até agora no ano. Em outras palavras, tiveram um desempenho abaixo dos benchmarks americanos no período.

Apesar desses ventos contrários e pontos de interrogação, investidores de longo prazo de ações chinesas sabem que estão comprando as perspectivas de crescimento da segunda maior economia do mundo, depois dos EUA. Métricas recentes para o primeiro semestre de 2021 destacam que “a economia cresceu 12,7%, considerando a baixa base de comparação provocada pela crise do coronavírus”. Outros dados sobre a atividade econômica chinesa mostram que o país está prestes a se recuperar dos efeitos da pandemia.

Dessa forma, é natural que muitos investidores queiram investir em ações chinesas diante dos seus valores de mercado mais baixos. Por outro lado, outros podem preferir ficar inertes até que haja mais clareza quanto aos próximos passos dos órgãos reguladores do país asiático. Dessa forma, apresentamos hoje dois fundos com cotas negociadas em bolsa (ETFs) para quem deseja assumir uma posição contra a tendência e comprar empresas com sede na China.

h2 1. Global X MSCI China Consumer Discretionary/h2
  • Preço atual: US$30,15
  • Média de 52 semanas: US$24,34-43,90
  • Retorno do dividendo (Yield): 0,07%
  • Taxa de administração: 0,65% por ano
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nosso primeiro fundo é o Global X MSCI China Consumer Disc (NYSE:CHIQ), que investe em empresas de médio e grande porte no setor de consumo discricionário, que abrange produtos e serviços que os consumidores desejam, mas não necessariamente precisam adquirir. À medida que cresce a classe média chinesa, essas empresas têm tudo para se beneficiar dos maiores níveis de gastos.