2 ETFs do Setor Aeroespacial e de Defesa Podem Saltar com Escalada do Conflito

 | 09.03.2022 09:27

A ofensiva militar da Rússia na Ucrânia colocou em foco o setor aeroespacial e de defesa (A&D), bem como seus fundos negociados em bolsa (ETFs) associados. O índice Dow Jones U.S. Aerospace & Defense registra alta de quase 10% no acumulado do ano. Mais da metade desses ganhos ocorreu no último mês.

Os gastos com defesa ao redor do mundo continuaram fortes, mesmo durante a pandemia. Os EUA ocupam atualmente o posto mais alto, com US$770 bilhões em orçamento anual de defesa. Em seguida vem China, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Índia, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Austrália.

A expectativa é que a guerra atual gere um aumento mundial nos orçamentos militares. A Alemanha  já prometeu elevar seus gastos com defesa.

Um levantamento recente da Deloitte ressalta:

“As empresas aeroespaciais e de defesa (A&D) devem se concentrar em inovação para desenvolver tecnologias e soluções, criar novos mercados e expandir oportunidades de crescimento”.

Diante desse cenário, o artigo de hoje apresenta dois fundos A&D que podem interessar a alguns leitores que desejam diversificar seus portfólios.

h2 1. iShares U.S. Aerospace & Defense  /h2
  • Preço atual (USD): 105,05
  • Média de 52 semanas: 94,13 - 113,13
  • Retorno do dividendo (Yield): 0,81%
  • Taxa de administração: 0,42% por ano

O fundo iShares U.S. Aerospace & Defense (NYSE:ITA) investe em ações de empresas de A&D sediadas nos EUA. Esses nomes geralmente fabricam aeronaves comerciais e militares, entre outros equipamentos de defesa. O fundo foi listado em maio de 2006.