2 ETFs Multimercados para Ajudar a Enfrentar a Volatilidade do Segundo Trimestre

 | 11.04.2022 15:22

Diante da mudança no cenário econômico e geopolítico, os investidores passaram a reavaliar suas carteiras. Métricas sugerem que saímos de um bull market em diversas classes de ativos, principalmente ações, para incertezas nos mercados mais amplos. Os índices S&P 500 e Nasdaq 100, por exemplo, acumulam queda de 5,8% e 12,2% até agora no ano.

As expectativas de recessão também estão crescendo. Nos últimos dias, o Deutsche Bank alertou para um possível quadro recessivo. E o Bank of America mostra-se cético quanto aos aumentos de preços das ações, principalmente durante o mês de março.

Por isso, o artigo de hoje apresenta dois fundos multimercados negociados em bolsa (ETFs) que podem interessar a uma variedade de investidores. Esses fundos geralmente investem em ações dos EUA e globais, títulos de renda fixa, commodities, câmbio e fundos de investimento imobiliário. Vários deles também investem em ETFs inversos, além de fundos de criptomoedas.

Com isso, podem ajudar a reduzir a volatilidade geral da carteira, enquanto os investidores navegam pela mudança das condições econômicas. Vários fundos multimercados buscam gerar renda recorrente para investidores de longo prazo.

Por fim, devemos lembrar aos leitores que o retorno de preço do índice de dividendos Dow Jones U.S. Select Dividend foi de 4,9% até agora em 2022. E seu retorno total líquido é de 5,9%. Essas métricas podem servir de base de comparação ao analisarmos várias classes de ativos.

h2 1. Alpha Architect Gadsden Dynamic Multi-Asset/h2
  • Preço atual (USD): 33,12
  • Média de 52 semanas: 30,68-34,51
  • Retorno do dividendo (Yield): 2,02%
  • Taxa de administração: 0,77% por ano

Nosso primeiro fundo, o Alpha Architect Gadsden Dynamic Multi-Asset (NYSE:GDMA), investe em outros fundos de diferentes classes de ativos, além de ações. Esse ETF de gestão ativa pode se sair bem durante os diferentes períodos do ciclo econômico.