2 ETFs para Rastrear os Ganhos do Setor de Energia

 | 16.01.2022 07:05

Wall Street vem acompanhando de perto os preços dos barris de petróleo Brent e WTI após os dois ficarem sob pressão no último trimestre de 2021, principalmente por causa da incerteza com a disparada de casos da variante ômicron do coronavírus .

Mas, o petróleo começou este ano com tudo, impulsionando diversas ações de energia e fundos negociados em bolsa (ETFs) focados no setor.

Desde o início de 2022, o índice setorial Dow Jones US Oil & Gas acumula alta de 12,3%. E, nos últimos 12 meses, seu retorno foi de mais de 45%.

Mesmo assim, a expectativa da maioria dos analistas é que a volatilidade continue no setor.

De acordo com a EIA, agência americana de informações energéticas, os preços físicos do Brent devem ficar na média de US$79 neste trimestre. Mas a EIA assinala ainda:

“Eventos econômicos globais e diversas incertezas em torno da pandemia nos próximos meses podem fazer com que os preços do petróleo subam ou caiam mais do que nossas estimativas atuais”.

A previsão da EIA para o gás natural pode ser do interesse dos nossos leitores. A agência ressalta:

“O consumo de gás natural nos Estados Unidos atingiu a média de 83 bilhões de pés cúbicos por dia (Bcf/d) em 2021, permanecendo praticamente inalterado em relação a 2020. Nossa expectativa é que o consumo de gás natural nos EUA continue no mesmo nível tanto em 2022 quanto em 2023”.

Analisamos recentemente o setor de energia, bem como o fundo Energy Select Sector SPDR (NYSE:XLE). No artigo de hoje, apresentamos mais dois ETFs que podem interessar a uma variedade de investidores que gostam de manter o setor no seu radar.

h2 1. Alerian Energy Infrastructure ETF/h2
  • Preço atual (USD): 20,45
  • Média de 52 semanas: 15,29 - 21,71
  • Retorno do dividendo (Yield): 7,19%
  • Taxa de administração: 0,35% por ano

O fundo Alerian Energy Infrastructure (NYSE:ENFR) investe em empresas de infraestrutura de energia midstream na América do Norte. São empresas que atuam nos segmentos de logística, armazenamento e processamento de commodities energéticas. O ETF começou a ser negociado em outubro de 2013.