2 Novos ETFs Temáticos que Investem em Tecnologias Inovadoras e Disruptivas

 | 17.12.2021 10:24

Os fundos negociados em bolsa (ETFs) se tornaram veículos de investimento populares nos últimos anos. Até outubro, havia cerca de 2.700 ETFs listados nas bolsas americanas, com quase US$7 trilhões sob gestão. Há um ano, esse número estava abaixo de 2.220.

Hoje, apresentamos dois fundos temáticos que acabam de ser listados. Os leitores interessados devem observar que esses fundos são pequenos e não têm um histórico considerável de negociação. Por isso, os potenciais investidores devem fazer uma análise mais aprofundada antes de apertar o botão de compra.

h2 1. Harbor Disruptive Innovation /h2
  • Preço atual: US$ 19,43
  • Média de 52 semanas: 19,37 - 20,91
  • Taxa de administração: 0,75% por ano

Na década de 1990, Clayton Christensen, da Harvard Business School, cunhou a expressão “inovação disruptiva”. Trata-se de um processo pelo qual um produto ou serviço assenta raízes inicialmente em aplicações simples no fundo do mercado para, em seguida, ascender implacavelmente, chegando inclusive a desbancar concorrentes estabelecidos.

Entre os exemplos de inovações disruptivas, podemos citar o iPhone da Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34), o serviços de streaming da Netflix (NASDAQ:NFLX) (SA:NFLX34), as varejistas de desconto Aldi e Lidl, o serviço de referência da internet Wikipédia ou a plataforma de acomodação Airbnb (NASDAQ:ABNB) (SA:AIRB34).

De acordo com a MSCI, as tecnologias disruptivas “podem transformar nossas vidas, negócios e até mesmo a economia global. Elas desafiam indústrias tradicionais e têm um excepcional potencial de crescimento”.

Embora a inovação disruptiva e a tecnologia disruptiva não se refiram ao mesmo conceito, compreensivelmente existe certa sobreposição entre eles. O fundo Harbor Disruptive Innovation (NYSE:INNO) investe em empresas que estão no centro dessas tecnologias e modelos de negócio transformadores e de ponta. O fundo começou a ser negociado no início de dezembro.