4 gráficos mostram por que o Fed foi excessivamente “dovish” no corte de juros

 | 18.10.2024 10:13

Ontem, o modelo de acompanhamento GDPNow do Fed de Atlanta revisou para cima a taxa de crescimento do PIB real do terceiro trimestre de 3,2% para 3,4%, após o forte relatório de vendas no varejo de setembro (gráfico).

O gasto real dos consumidores foi revisado de 3,3% para 3,6%. Os pedidos de auxílio-desemprego caíram, apesar das greves de trabalhadores e furacões. A produção industrial também se manteve estável, apesar das demissões na Boeing (NYSE:BA) e do mau tempo.

Os dados de ontem confirmam ainda mais nossa avaliação de que o Fed adotou uma postura excessivamente “dovish” (flexível) ao reduzir a taxa dos Fed Funds em 50 pb em 18 de setembro.

Respondemos imediatamente elevando a probabilidade de uma alta acelerada nas ações e prevendo um movimento inesperado nas taxas dos títulos.

E de fato: as ações estão subindo para novos recordes, e o rendimento dos Treasuries de 10 anos dos EUA subiu quase 50 pb, atingindo 4,10% desde 18 de setembro.

Estimativa de PIB real do Fed de Atlanta

A seguir estão mais detalhes sobre os indicadores econômicos e desenvolvimentos de ontem:

(1) Vendas no varejo  

O gasto do consumidor foi novamente forte em setembro, com as vendas no varejo real crescendo 0,5% m/m, atingindo outro recorde.

Isso estava em linha com nossas expectativas, baseadas no aumento de 0,3% m/m do nosso Proxy de Renda Ganha para salários e rendimentos do setor privado no rendimento pessoal e na queda de 0,2% no índice de preços ao consumidor de bens (gráfico).

Renda vs Salários vs vendas no varejo vs consumo pessoal

(2) Pedidos de auxílio-desemprego  

As boas notícias sobre o consumo foram acompanhadas por dados favoráveis do mercado de trabalho. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram 17 mil na semana encerrada em 12 de outubro, chegando a 241 mil (sa) (gráfico). O impacto dos furacões e das demissões no setor manufatureiro, em meio às greves, era esperado para gerar mais pedidos de auxílio.

De fato, os maiores aumentos nos pedidos ocorreram em estados do cinturão industrial e nos afetados pelo furacão Helene (como Michigan, Carolina do Norte, Ohio e Flórida). O relatório de ontem mostra que o mercado de trabalho permanece amplamente sólido.

(3) Produção industrial  

A produção industrial de setembro caiu 0,3%, após um aumento de 0,3% no mês anterior. Já esperávamos essa queda, considerando a redução de 0,1% nas horas semanais da manufatura em setembro (gráfico).

O Federal Reserve estimou que a greve da Boeing reduziu o crescimento da produção industrial em 0,3% em setembro, enquanto os furacões Helene e Milton subtraíram outros 0,3%. Ou seja, a produção industrial se manteve relativamente bem no mês passado.

(4) Banco Central Europeu (BCE)  

Ontem, o BCE cortou as taxas pela terceira vez este ano, reduzindo a taxa de referência da zona do euro em 25 pb para 3,25% (gráfico). A medida era amplamente esperada, já que a inflação na zona do euro está abaixo de 2,0% enquanto o crescimento econômico está enfraquecido.

Esperamos que o crescimento econômico permaneça mais forte nos EUA do que na zona do euro. Há também uma maior probabilidade de que a inflação nos EUA fique acima de 2,0%. Nesse cenário, o euro deve enfraquecer à medida que o BCE corta taxas mais agressivamente que o Fed.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações