4 Principais Motivos que Estão Levando o Ibovespa a Bater Recordes

 | 07.06.2021 20:24

Pela segunda semana seguida o Índice Bovespa fechou batendo novo recorde, dessa vez fechando em 130.776 pontos. É a terceira semana seguida de alta da bolsa brasileira, trazendo otimismo para os investidores e chamando a atenção daquelas que não levavam muito fé em seu desempenho.

Nos últimos dias inclusive grandes bancos aumentaram suas projeções de crescimento para o país. O Goldman Sachs (NYSE:GS) elevou suas projeções de crescimento do PIB brasileiro de 4,6% para 5,5% em 2021. O Bank of America foi na mesma linha, alterando suas previsões do PIB de 3,2% para 5,2%.

Mas quais os motivos que levaram a essa alta da bolsa? Por que, de repente, o mundo voltou a ficar otimista com o Brasil? Logo abaixo você vai encontrar os 4 principais vetores que desencadearam essa alta e quais as expectativas para nossa bolsa até o final de 2021.

h2 RECUPERAÇÃO MUNDIAL: O BRASIL COMO FORNECEDOR DE MATÉRIAS-PRIMAS/h2

Os números que vem sendo divulgados ao redor do mundo comprovam que a economia mundial está em plena recuperação e aceleração. Os principais agentes desse crescimento são as maiores economias do mundo, a China (o país que pouco sofreu com os efeitos econômicos da pandemia) e os Estados Unidos, que com o avanço das vacinações, está em pleno retorno à normalidade. Os demais países da Ásia também ajudam a puxar esse crescimento global.

Os países desenvolvidos devem retornar aos patamares pré-covid rapidamente, com exceção da Europa, que registra recuperação mais lenta. Enquanto isso, os países emergentes tendem a demorar mais para se recuperar. Essa diferença se dá na velocidade de vacinações, muito maior nos desenvolvidos do que nos emergentes.