5 Lições de Warren Buffett em Sua Convenção Anual

 | 04.05.2021 03:55

O ritual se repete há décadas. Ao menos uma vez ao ano, o mundo volta suas atenções para ouvir Warren Buffett, na convenção anual de sua empresa, a Berkshire Hathaway (NYSE:BRKb) (SA:BERK34).

E não é à toa: ouvir o simpático velhinho, também conhecido como Oráculo de Omaha, é sempre um show à parte: frases de efeito, ensinamentos simples, porém sofisticados, e opiniões que muitas vezes vão contra o consenso fazem parte de um vasto repertório do investidor mais famoso do mundo.

Mas será que, mesmo depois de tantos anos, o simpático velhinho, juntamente com seu grande parceiro Charlie Munger, ainda têm algo a nos ensinar? Será que o jovem investidor ainda pode encontrar lapsos de sabedoria em suas palavras?

Ao invés de fazer uma cobertura tradicional do evento, decidi separar os 5 principais ensinamentos que podemos retirar do evento ocorrido no último fim de semana, te ajudando ainda mais a se desenvolver como investidor.

h2 1 – Estude as empresas, mas não esqueça de entender o contexto macroeconômico/h2

Trazendo mais uma frase que tem tudo para ser tornar atemporal e ser acrescentada ao seu vasto repertório, Warren Buffett comentou durante sua explanação que “as taxas de juros estão para os preços dos ativos assim como a gravidade é importante”.

Mas o que ele quis dizer como essa frase? Bom, muito se questiona se há uma bolha no mercado norte-americano, principalmente nas ações de tecnologia. Mas será que elas estão de fato sobrevalorizadas?

Para Warren Buffett, não. O que ele quer dizer em sua frase é que ao efetuar o cálculo do preço justo de uma empresa, utilizamos as chamadas taxas livres de risco para trazer os fluxos de caixa futuros das empresas a valor presente e assim determinar seu preço justo.