5 Razões pelas quais a Produção de Shale não Afeta o Preço do Petróleo

 | 23.05.2018 06:30

Artigo publicado originalmente em inglês no dia 23 de maio de 2018.

No ano passado, os preços do petróleo subiram mais ainda e vários analistas projetaram que uma recuperação da produção dos novos campos de óleo de shale nos Estados Unidos iria, com o tempo, derrubar os preços. Já passaram quase seis meses de 2018 e a produção de óleo de shale dos Estados Unidos continua a subir, mas ainda não parece afetar os preços como previsto. Isso pode ser explicado em parte pelos eventos geopolíticos que têm impulsionado os preços, mas também é o resultado de graves barreiras sistêmicas enfrentadas pela indústria de petróleo dos EUA.

Existe a possibilidade de que cada uma dessas barreiras possa mudar nos próximos meses. Se isso acontecer de fato, os números da produção de óleo de shale dos EUA e do preço do petróleo também mudarão.

h2 1. Infraestrutura de oleodutos/h2

Os oleodutos das regiões onde o óleo de shale é produzido operam com capacidade quase total. Isso tem causado problemas para pequenos produtores de petróleo que têm que pagar mais para transportar seu petróleo. Na verdade, os produtores que não têm contratos em vigor para o transporte de oleodutos foram forçados a vender seu petróleo com desconto. Esse tipo de restrições arrastou a indústria de petróleo dos EUA por anos e forçou as empresas a enviar petróleo bruto em caminhões ou trens, dois meios de transporte mais caros e mais perigosos que os oleodutos.

Agora, parece que esse entrave pode estar chegando ao fim. Vários novos refinaria desde 1977, embora duas pequenas refinarias de menor porte estão atualmente em construção em Dakota do Sul e sul de Texas. (Algumas refinarias expandiram suas instalações, como a Motiva em 2012 e a Valero (NYSE:VLO) in 2017).

Os outros mercados de petróleo leve parecem estar saturados, exceto, aparentemente, o da China. enviaram apenas um petroleiro VLCC para a China carregado de petróleo dos Estados Unidos, mas à medida que as limitações de infraestrutura dos Estados Unidos diminuem, poderia adicionar mais. Por outro lado, a quantidade de petróleo que pode ser importada pelas refinarias independentes chinesas depende da disposição do governo chinês, que emite licenças de importação duas vezes ao ano.

É perfeitamente possível que as exportações de petróleo dos Estados Unidos para a China possam se tornar um joguete nas negociações comerciais atuais entre a China e os Estados Unidos. Nesse caso, a política e não a indústria, poderia determinar as dimensões do mercado de petróleo dos EUA.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações