5 tendências no mundo cripto para ficar de olho em 2023

 | 15.02.2023 15:59

O ano de 2022 certamente entrará para a história como um dos mais difíceis para o setor de ativos digitais, quando fatores, como a rigidez da política monetária do Federal Reserve e riscos idiossincráticos, fizeram com que gigantes do criptomercado comessem poeira. Mas quem já está no mercado há algum tempo provavelmente sabe que é em momentos com esses que o investidor deve se recompor, digerir as perdas e se posicionar novamente para uma eventual mudança de maré.

Agora que já percorremos praticamente um mês e meio no ano-novo, a questão que os investidores desejam saber é quais serão as principais tendências de 2023. Até agora, o mercado se recuperou, com o BTC se valorizando mais de 40% desde a abertura do ano, enquanto outros ativos registraram ganhos ainda mais impressionantes. Tokens de derivativos de staking do Ethereum, como $RPL e $LDO, por exemplo, mais do que dobraram de preço.

h2 1. Construtores voltaram ao trabalho /h2

É difícil não se deixar influenciar pela tendência de queda do criptomercado, mas vale a pena notar como os construtores estão enfrentando esse “inverno frio”, à medida que desenvolvem as próximas inovações que vão mudar o ecossistema das criptos. Como sempre, encontrar as tendências que merecem ser acompanhadas é difícil em meio a tanto ruído, bem como os temas que oferecem uma proposta de valor tangível.

Por essa razão, decidi destacar alguns subnichos que, em minha visão, vão se destacar em 2023 e podem avançar ainda mais em um novo “bull market”. Vejamos quais são:

h2 2. DeFi: ainda crescendo com grande sucesso /h2

Apesar de 2022 ter sido uma verdadeira “montanha-russa” para todo o criptomercado, é impossível ignorar os desenvolvimentos fundamentais que ocorreram no mercado de finanças descentralizadas (DeFi). Para começar, o número de usuários diários ativos aumentou 2% e alcançou 641.510, de acordo com a DappRadar. Embora esse dado represente uma gota no oceano em comparação com 2020 e 2021, o crescimento que vimos no ano passado é um indicativo do bom desempenho do setor em momentos de melhora das condições do mercado.

Mas o que exatamente está acontecendo aqui? A expectativa é que mais nativos cripto adotem as plataformas descentralizadas, devido aos eventos que ocorreram no último ano, quando algumas das mais confiáveis plataformas de custódia quebraram, provocando prejuízos de bilhões de dólares para os clientes. A mudança já está acontecendo, com as plataformas descentralizadas registrando um aumento de 93% mês a mês em novembro de 2022, após o colapso da FTX.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora