6 grandes previsões para o mercado americano nesta semana

 | 16.01.2023 11:52

Nesta semana, serão divulgados diversos dados econômicos, e o evento mais importante talvez seja o pronunciamento da vice-presidente do Fed, Lael Brainard, na quinta-feira. Os pronunciamentos de Jerome Powell, presidente do banco central dos EUA, costumam ser os mais importantes entre os dirigentes da instituição. No entanto, Brainard está entre as autoridades mais flexíveis do comitê de política monetária.

Suas manifestações e a sessão de perguntas e respostas serão essenciais, já que justamente na quinta-feira se inicia o período de silêncio do Fed. Se ela sinalizar o mesmo posicionamento rígido de vários dos seus colegas e der indicativos de que os juros podem atingir 5%, permanecendo em um patamar elevado por mais tempo, isso possivelmente acabará com qualquer esperança que o mercado tem de que as projeções dos membros do Fed não serão cumpridas ou de que os juros serão cortados no fim de 2023. Se, entretanto, ela mostrar flexibilidade em seu discurso, considero grandes as chances de o mercado continuar em alta.

Se o rali terminar, isso acontecerá nesta semana, bastando para isso o tom empregado por Brainard. Outra razão para o fim do rali nesta semana é a expiração dos contratos de opções. Até sexta-feira, o grande nível gama estava em 4.000, patamar que também registrava o maior gama de calls.

Se o cenário permanecer assim, o índice S&P 500 provavelmente ficará preso no nível de 4000 pontos, sem se afastar muito dele. Ele pode alcançar 4025? Com certeza. É provável que suba muito mais? Não, a menos que o mercado de opções permita que o S&P 500 se valorize e, para que isso ocorra, o nível gama com a maior concentração de calls precisa subir para 4100.

A Conta Geral do Tesouro (TGA) tem caído recentemente, adicionando liquidez ao mercado e permitindo o aumento dos saldos de reservas. Em geral, a TGA tende a aumentar no meio do mês após a liquidação dos leilões do Tesouro, o que pode levar ao seu aumento nesta semana, diminuindo as reservas bancárias e drenando a liquidez do mercado.