6 Passos Para Escolher Fundos de Investimentos

 | 16.01.2022 14:10

Fique atento aos itens abaixo na hora de escolher o fundo de investimento para investir:h2 1. Encontre a classificação do fundo (Através da Lâmina de informações essenciais):/h2

Determinado os seus objetivos, levante por quais motivos irá fazer o investimento e respeite o seu perfil de investidor. Os conservadores preferem os fundos DI, os moderados diversificam com fundos multimercados, os arrojados priorizam os fundos de ações. Logo, antes de aplicar no fundo, avalie o seu apetite ao risco. Pois lembre-se que existe uma regra, que chamamos de risco x retorno. Quanto maior o risco, maior pode ser seu retorno.

h2 2. Verifique se a aplicação mínima se encaixa no seu bolso:/h2

Conhecer o seu orçamento, os investimentos nos fundos não precisam ser a sua reserva de emergência e podem ser utilizados para outros objetivos. Para isso, você precisa se planejar financeiramente, por exemplo, uma parte pode estar reservada para emergências, e melhor que estejam aplicados no CDB com liquidez, fundo DI com liquidez. Mas, ao investir em fundos multimercados e fundos de ações, o resgate é outro prazo, podendo ser mais de 30 dias. D+20, D+30 ou mais.

h2 3. Descubra o benchmark:/h2

Ao olhar a estratégia do fundo de investimento você busca uma referência para o seu retorno. No fundo renda fixa, é o CDI o benchmark. No fundo de ações é o Ibovespa. Existem diferenças ao escolher o benchmark. A relação é de risco x retorno. Quando o benchmark é o Ibovespa, existe maior risco do que o CDI.

4. Analise a performance e rentabilidade (Comparar maçã com maçã):

Fundo Absolute Vertex Advisory x Fundo Occam Retorno Absoluto Advisory