Atual Forte Alta do Dólar Não Combina com Apenas 6% de Correção do Bovespa

 | 23.04.2018 16:21

Um dos mais fortes barômetros que existe para o Bovespa é o comportamento do dólar frente ao Real, isto é, há uma forte correlação entre um e outro ao longo do tempo. Em outras palavras, quando os confrontamos, os colocamos lado a lado, ou melhor, sobrepomos um ao outro, vemos uma simetria.

Isso pode ser visto no gráfico abaixo de 20 anos; "Dólar x Real" x Bovespa .

Bovespa em "lilás"
"Dólar x Real" em "candles verde-vermelho"

Os retângulos em preto marcam os períodos em que o dólar mantém uma tendência clara de alta frente ao Real enquanto o Bovespa faz o movimento contrário, isto é, mantém uma clara tendência de baixa. Os retângulos em azul marcam os períodos em que o dólar mantém uma tendência clara de baixa frente ao Real enquanto o Bovespa faz o movimento contrário, isto é, mantém uma clara tendência de alta.

Agora, existem praticamente 2 períodos ao longo desses 20 anos em que houve um período que podemos chamar de "ruído"; um período de "quase congestão" para ambos os lados. Tais movimentos estão marcados em círculos vermelhos, a saber, o período de 2004 e o atual.

Porém, ao olharmos com um pouco mais de atenção, a última perna do dólar em meados de 2004 é uma forte perna de alta. Esse movimento coincidiu com uma perna de 30% para baixo do Bovespa

O que vemos hoje no "Dólar x Real" ?

Um movimento muito semelhante; "Dólar x Real" parece ter se desvencilhado da forte resistência de 3,30, já acima de uma outra de 3,40, e olhando para 3,50. É ou não a mesma e forte perna de alta que vimos em 2004 ?

E se for a mesma perna , combina com um Bovespa em 82.800 pontos, uma correção de cerca de 6% frente ao topo de 88.300 ?

Ou com uma correção, no mínimo muito mais próxima de 15%-20% ?

"Dólar x Real" ( candles verde-vermelho) X Bovespa (linha lilás)