A Baixíssima Taxa de Desemprego Americana: Até Quando Ela Dura?

 | 07.06.2018 12:32

Não há como negar: a taxa de desemprego americana está absurdamente baixa. Muito pequena mesmo. Méritos de Trump ou não, isso importa mais para quem é aficcionado por política [1]. O fato é que um dos principais indicadores da economia americana tem mostrado valor baixo mesmo se comparado em um período de tempo bastante grande.

Vamos aos dados:

A taxa atual - 3,8% - é equivalente ao índice de 18 anos atrás. Se procurarmos nessa longuíssima série histórica disponibilizada no BLS algum valor menor que isso, teríamos que voltar até dez/1969, no qual o índice foi de 3,5% e o homem chegou à lua.

Mas até onde vamos?

Um dos motivos alegados pelos especialistas para essa baixa taxa de desemprego ainda não ter gerado inflação é que os salários têm crescido bem pouquinho acima da inflação no período recente. Cruzando os dados de desemprego com o de rendimentos por hora nos EUA, essa informação parece fazer sentido:

Taxa de Desemprego Americana vs Salário

O crescimento nominal dos salários nesse período (2006 - 2018) foi de 34,3%. A inflação no mesmo período foi de 24,28%. O que resulta num ganho real de 8,16%. Só para se ter uma ideia de como esse ganho real em um período de 12 / 13 anos foi baixo, o ganho real do salário mínimo brasileiro em 2012 foi de 7,59%. Se acumularmos 2006 a 2017, o ganho real foi de 59,8%.

Beeeeem maior, graças a uma lei que garante que o salário mínimo seja reajustado pela inflação do ano anterior + variação do PIB de dois anos antes, garantido, dessa forma, uma ganho real sempre maior ou igual a zero.

Mas há uma pedra no sapato dos otimistas: a subida dos juros que está prestes a ocorrer, capitaneada pelo FED (banco central americano). Se olharmos sobre a perspectiva histórica, sempre que há um movimento de subida dos juros americanos, a taxa de desemprego é afetada[2]. Vamos ao gráfico:

Taxa de Desemprego Americana vs Rendimento de Títulos
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Esse é um dos motivos das comunicações e ações do FED estarem tão cautelosas nos últimos meses. Se o mercado ouve dizer pela rádio peão que o FED está pensando em aumentar os juros, as taxas de balcão disparam, trazendo impacto para a Bolsa, por exemplo.

Quem disser que sabe o timing das coisas e quando o bom momento do mercado de trabalho americano vai reverter ou como será a subida dos juros na terra do Tio Sam provavelmente está te enganando, porque essa é uma das perguntas mais valiosas do mundo hoje em dia.

Alô, FED! Tem alguma dica aí?

Notas

[1] Note que no final do governo Obama a taxa de desemprego já estava na casa dos 5%, em franco declínio. Mas não pode-se tirar o mérito de Trump por manter a redução, chegando a um dos valores mais baixos da série histórica.

[2] Aqui não estou falando de causalidade, apenas de correlação entre as variáveis, e ainda com certa defasagem (notem que o desemprego responde com atraso a subida de juros). Para afirmar que movimentos da taxa de juros causam oscilações na taxa de desemprego, seria necessário uma análise estatística muito mais aprofundada, o que não aqui. foi feito

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações