A Difícil Jornada do Investidor de Longo Prazo

 | 29.11.2018 12:29

É muito comum encontrar pessoas que buscam sua independência financeira, mas não sabem por onde começar.

Na melhor das hipóteses, a ignorância deixará estas pessoas no mesmo patamar financeiro durante toda sua vida.

Na pior das hipóteses, elas perderão tudo que acumularam (e alguns até mais).

Por isso, é importante esclarecer alguns conceitos básicos antes de começar a investir em renda variável. Sem seguir estes passos, as chances de sucesso se tornam muito baixas.

Quite suas dívidas antes de investir

Este é um erro comum.

Algumas pessoas querem investir mesmo devendo dinheiro.

Esta é uma péssima decisão, pois os juros cobrados na maior parte dos empréstimos são muito maiores do que o rendimento que poder ser razoavelmente alcançado no mercado de capitais no longo prazo.

Por isso, o procedimento mais inteligente é antecipar as parcelas das dívidas antes de investir.

Se for possível pagar tudo de uma vez, melhor. Nesse caso, os credores costumam oferecer maiores descontos e você conseguirá começar a investir antes.

Não invista dinheiro emprestado

Esta é outra fantasia. Pelo mesmo motivo acima, tomar dinheiro emprestado para investir só irá lhe deixar mais pobre.

Com agravantes...

A maior parte dos empréstimos concedidos à pessoa física são pré-fixados de curto prazo, exigindo pagamentos mensais.

Desta forma, existe uma obrigação mensurável em Reais (R$) todo mês.

Já o retorno em renda variável é imprevisível no curto prazo. Assim, existe um descasamento entre ativo/passivo.

De um lado, o investidor sabe quanto são as parcelas de suas dívidas. Por outro, não tem a menor noção de qual será a rentabilidade mensal da sua carteira.

Este é um cenário que mais cedo ou mais tarde levará este investidor à ruina financeira.

Assim como as dívidas são a principal causa de morte para empresas, ela também pode ser a causa de o investidor perder todo o seu capital e ainda ficar devendo.

Economize regularmente

Este é o passo mais importante (e difícil) de todos, que é desenvolver o hábito de economizar todo mês.

O montante não importa em um primeiro momento, mas sim a regularidade.

Sem economizar regularmente, o investidor não terá como formar reservas financeiras e nem terá dinheiro para aproveitar oportunidades de investimento que por ventura possam surgir.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Forme sua reserva de emergência

Renda variável não é local de guardar dinheiro. Em uma emergência, você corre o risco de resgatar menos do que colocou.

Dessa forma, é importante formar uma reserva financeira para eventualidades que possam surgir na vida de uma pessoa.

O valor desta reserva cada um sabe avaliar melhor. O importante é saber onde guardá-la.

O local mais seguro é no Tesouro Selic, que é garantido pelo Tesouro Nacional. Outras opções são CDBs com liquidez diária e fundos DI. Desde que, é claro, ofereçam uma rentabilidade próxima ao CDI/Selic.

E quem faz questão de liquidez mesmo no final de semana, e está disposto a ter uma remuneração mais baixa, pode colocar na Caderneta de Poupança.

A jornada só começou

Estes são os primeiros passos. E que causam confusão na cabeça de muitas pessoas que estão iniciando os investimentos.

Mas segui-los corretamente irá lhe garantir uma condição financeira muito mais sustentável para, aí então, poder investir de fato em ações e fundos imobiliários.

Tiago Reis

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações