A Hora da Renda Fixa

 | 26.03.2022 13:41

O Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central responsável pela definição da taxa básica de juros, a Selic, decidiu no último dia 16 a elevar 1% essa taxa, de 10,75% para 11,75%, o que impacta diretamente nos investimentos de renda fixa. Entre os quais o CDB (Certificado de Depósito Bancário), as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) e o Tesouro Direto, que possuem seu rendimento formado pela soma de uma taxa fixa mais a variação da Selic.

Desde o março de 2021, a elevação da taxa básica de juros ocorre ininterruptamente em cada reunião do comitê como forma de tentar conter a inflação. O atual ciclo de aperto monetário ocorre após um longo período de afrouxamento, ou seja, de queda da taxa de juros, iniciada em outubro de 2016, interrompida em maio de 2018 e retomada em julho de 2019, intensificada após a eclosão da pandemia.

Para se ter uma ideia, a taxa alcançou sua mínima histórica em agosto de 2020, a 2% ao ano e permanecendo nesse patamar até março de 2021. Com isso, aumentou a busca dos investidores pelas modalidades de renda variável afim de buscar melhores retornos para seu capital investido.

Porém, o atual ciclo monetário voltou a atingir um patamar que não víamos desde 2017, criando um cenário favorável para que os olhos dos investidores voltassem a brilhar pelos produtos de renda fixa.

Bancos, cooperativas de crédito e corretoras, estavam, antes da alta, oferecendo opções com rendimentos de 100% do CDI ou acima, e quem manteve seus investimentos, viu seus rendimentos saltarem de 2% ao ano para 11,65% no mesmo período. Em uma pesquisa rápida, é fácil perceber que esse tipo de investimento ainda continua sendo oferecido com essa mesma rentabilidade, portanto, é um ótimo momento para o investidor conservador, ou até mesmo os mais arrojados, colocarem boa parte de seu capital em produtos de renda fixa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações