A ilusão de US$ 3 trilhões: por que fundos de data-alvo podem custar caro

 | 01.11.2023 13:05

Os fundos de data-alvo continuam sendo a opção de investimento preferida para quem está poupando para a aposentadoria nos EUA, segundo a Morningstar, que estima que haja quase US$ 3 trilhões investidos nesses fundos mútuos em 2022. É importante lembrar, no entanto, esses fundos não levam em conta o risco ou o retorno dos ativos, mas apenas o tempo.

Os gestores de fundos de data-alvo não precisam de nenhuma habilidade de investimento, mas cobram centenas de milhões de dólares por ano em taxas de administração. O ambiente de mercado volátil nos mostra por que os fundos de data-alvo são imprudentes.

O que são fundos de data-alvo? /h2

São fundos mútuos passivos que seguem algoritmos simples para ajustar a alocação entre ações e títulos com base na data prevista para a aposentadoria. A palavra algoritmo faz o processo de investimento parecer mais complexo do que realmente é.

Os fundos com datas-alvo mais distantes no futuro têm uma alocação maior em ações, com uma parcela mínima em títulos.

À medida que cada ano passa, os fundos reduzem gradualmente a exposição às ações e aumentam a dos títulos. Os objetivos de alocação dos fundos dependem apenas da data-alvo.

O gráfico abaixo, cortesia da Vanguard, a maior gestora de fundos de data-alvo do mundo, mostra o “caminho de alocação” das alocações de investimento com base na idade.