A Incerteza Só Aumenta, Apesar da Disparada do Mercado Alimentada pelo Fed

 | 29.09.2020 14:57

“Enorme incerteza”. Foi assim que a empresa de serviços financeiros SimplyWise descreveu a situação em sua última pesquisa de confiança sobre aposentadoria.

Isso ocorre apesar de o mercado de ações não parar de subir desde as mínimas de março, graças aos trilhões de dólares de liquidez injetados pelo Fed e a um repique na atividade econômica.

Mas qual é o problema afinal? A SimplyWise prossegue explicando:

A atual realidade econômica, política e de saúde pública nos Estados Unidos criou uma enorme incerteza para muitos americanos. A maioria dos cidadãos não tem poupança suficiente para três meses.  Essa lacuna na poupança é ainda mais drástica quando falamos de aposentadoria. De fato, a pandemia provocou o caos nos planos de aposentadoria de muitas pessoas, fazendo-as se aposentar mais cedo e forçando outras a postergar o tão desejado o plano de fazer o mesmo. Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas do que nunca com a aposentadoria. De acordo com o índice de Confiança de Aposentadoria da SimplyWise em setembro de 2020, 58% dos americanos estão preocupados com sua aposentadoria hoje do que há um ano.

Principais destaques

Em face do atual ambiente econômico, apenas 19% dos americanos planejam investir mais no mercado de ações. No entanto, apenas 34% das famílias com renda superior a US$ 100 mil planejam investir mais em ações.

  • 40% dos entrevistados planejam economizar mais.

  • 51% dos americanos pensam que o mercado de ações cairá 20% nos próximos 6 meses. Apenas 5% acreditam que isso é improvável.

  • 36% acreditam que a economia piorará nos próximos 6 meses, enquanto 28% acreditam que melhorará.

  • 63% dos americanos confiam no futuro da previdência social se Biden for eleito e apenas 44% se Trump vencer o pleito.

  • 86% dos americanos estão preocupados com o fato de que o atual imposto sobre a folha de pagamento prejudicará a previdência social no longo prazo. (90% de democratas e 83% de republicanos).

  • Há diversas questões críticas no índice que envolvem as dificuldades financeiras que já existiam antes da pandemia e que, desde então, pioraram enormemente.

Insegurança financeira

Vejamos mais algumas descobertas essenciais relacionadas à insegurança financeira dos americanos atualmente.

  • 15% das pessoas que perderam seu emprego por causa da covid-19 estão planejando se aposentar mais cedo do que previam. Apenas 10% das pessoas na casa dos 50 e 60 anos estão planejando se aposentar mais cedo do que esperavam.

  • 58% das pessoas entre 50-60 anos não estão confiantes que manterão seu padrão de vida na aposentadoria.

  • 30% das pessoas entre 50-60 anos não economizaram nada para se aposentar no ano passado, e a poupança de 43% delas não seria suficiente para mais do que um mês.

  • 27% dos americanos estão agora considerando resgatar seus planos de aposentadoria – nível mais alto na pandemia.

  • 45% dos hispânicos, 39% dos negros e 34% dos americanos brancos não conseguiriam sobreviver um mês com suas poupanças.

  • 63% dos americanos confiam no futuro da previdência social se Biden for eleito. Apenas 44% estão otimistas com a reeleição do presidente Trump.

Essas estatísticas, cabe lembrar, por mais impressionantes que pareçam, NÃO resultantes da pandemia de covid-19. A insegurança financeira dos americanos é um problema que não parou de crescer nas últimas duas décadas. Foi isso o que discutimos em “Os boomers estão enfrentando uma crise financeira”.

“A falta de poupança, evidentemente, está diretamente relacionada ao aumento do custo de vida, em comparação com a falta de renda nos últimos 35 anos, o que provocou uma forte disparada do endividamento para manter o mesmo padrão de vida.”