A Maior Frustração do Investidor

 | 09.07.2020 06:05

Uma das coisas que mais me frusta é, sem sombra de dúvidas, o fato de esquecer grande parte dos livros, artigos, textos e vídeos que leio ou assisto. Se eu simplesmente tivesse a opção de comprar uma habilidade que me permitisse lembrar de todo o conteúdo que eu quisesse, pagaria sem pensar duas vezes. Como sempre digo, conhecimento é essencial para navegar com sucesso pelo mercado de capitais.

Enquanto tive essa reflexão, notei que, se isso é uma frustração minha, também é de outros investidores, inclusive dos meus leitores. Se você me acompanha frequentemente aqui no Investing, faça este exercício: de quantos textos meus você consegue lembrar com facilidade? Imagino que poucos, e isto não é culpa sua. Afinal, eu mesmo, que foi quem escreveu, tenho grande dificuldade para isso.

Pesquisando um pouco a respeito do assunto memória, me deparei com estudos que mostram que o processo de esquecimento funciona como a curva do gráfico abaixo. Ou seja, a retenção de memória é decrescente com o tempo. Os dados são de estudo do pesquisador alemão Hermann Ebbinghaus, publicados na obra Memory: A Contribution to Experimental Psychology. O estudo é de 1885, mas serve como referência a várias pesquisas sobre memória e inteligência nos dias de hoje.