A (Nova) Crise do Tether: Risco de um Novo Mt. Gox?

 | 19.10.2018 11:00

Aqui na coluna já comentei sobre o Tether e as fortes e robustas suspeitas de que ele seja utilizado para manipular o preço do Bitcoin e demais criptomoedas. Quando escrevi o texto, havia uma denúncia relativamente preocupante circulando: a empresa que detém o Tether não possui recursos para cumprir o que a moeda promete. A promessa é simples: o token do Tether é garantido por dólares da empresa emissora. Entretanto, conforme havia emissões mais ousadas, havia a desconfiança de que esses novos tokens não teriam lastro em dólar.

Com o lançamento do artigo “Is Bitcoin Really Un-Tethered? ”, houve a confirmação de que o Tether não era plenamente honesto. Suas emissões eram sincronizadas com períodos que era estratégico ter altas de preço nas criptomoedas. A manipulação acendeu um alerta amarelo: o quão dependente era o ecossistema da criptoeconomia do Tether? Mais importante: o que aconteceria se o Tether falhasse? Teríamos uma nova crise comparável à quebra do Mt Gox onde um elemento pivotal do mercado quebrou frente a manipulações?

Considerando que a aparente influência do Tether durante a manipulação parece verdadeira, o colapso dessa stable coin seria, de acordo com alguns analistas, catastrófico. Risco de catástrofe em criptoeconomia costuma se converter em FUDs: pânico e decisões impensadas. Nessa semana, a paridade 1:1 entre dólar e Tether foi quebrada por tempo suficiente para ser notada. A causa supostamente foi um problema com contas de banco. Diversas exchanges baseadas em Tether tiveram flutuações em preços de seus ativos enquanto outras, como a Coinbase – lastreada em dólar americano – passaram incólumes. Problema é: a parte das exchanges de grande volume usa stable coins. Isso parece confirmar o risco de catástrofe.

Entretanto, há evidências que minimizam esses potenciais danos. Outro artigo, que pode ser conferido aqui , indica que não há relação clara entre os preços de Bitcoin e emissões de Tether. Haveria o timing sim, porém de pouco impacto. Esse artigo não trata somente de emissões, porém variações cotidianas – o que importa para impactos constantes – e descarta o forte impacto. Entretanto, na amostra não há nada similar ao que ocorreria numa quebra, sendo insensato descartar a ameaça apenas com base nele.

Mais importante: há hoje diversas competidoras críveis para o Tether. Uma excelente apresentação foi feita por Allex Ferreira, nesse texto. Há a Gemini USD e a TrueUSD. Ambas são stablecoins pegged com dólar que procuram ter maior transparência que o Tether. Com a queda do Tether, houve um fortalecimento documentado da Gemini . Houve fuga de Tether para essa nova moeda; isso é um bom sinal da capacidade do mercado reagir a incertezas em stable coins sem maiores problemas. Obviamente isso pode mudar se o choque for maior, porém há maior resiliência a uma crise do Tether. A depender de como as exchanges forem se comportando, com migração gradual a outras soluções, há possibilidades de passar por essa tensão sem grandes perdas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Concluindo, não vejo razões para colocar o Tether no ponto pivotal que a Mt. Gox já teve um dia. A crise do Tether é séria e um grande risco a se considerar, porém o estágio de desenvolvimento do mercado antigamente era muito menor e girava ao redor de poucos players: no colapso de um deles, havia pouca capacidade de reação. Atualmente, apesar de ainda ter tecnologias pervasivas – o tether é o numerário de várias exchanges – há grande capacidade de resposta e competição. Não é possível descansar com essas incertezas, porém não vejo como impeditivo para operar o mercado no médio prazo.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações