A Possibilidade de Mantermos a Selic nas Máximas Atrai Investidores Estrangeiros?

 | 17.05.2022 11:32

Iniciamos o ano de 2021 com a taxa Selic em 2% ao ano e, na segunda reunião do Copom do ano em março, iniciamos o atual ciclo de aperto monetário, sob previsões de alta da inflação devido à pandemia após injeção do dinheiro para a população.

Desde então, não paramos mais com ajustes, e o último foi o acréscimo de 1% ou 100 pontos-base (bps), atingindo 12,75%, maior patamar desde janeiro de 2017.

Ao término do pregão da última segunda-feira, dia 16/05/2022, descolamos do mercado norte americano e fechamos o dia em alta. Mês de maio marcado pela recuperação do Ibovespa desde a presente data, subindo 0,33% no mês e 3,25% no ano.

Além de o Ibovespa fechar o dia no positivo, subindo 1,22%, os DIs - juros futuros - que começaram o dia em alta, fecharam todos no negativo, após membro do Copom afirmar que a taxa básica de juros pode ficar nos patamares atuais por mais tempo.

A questão é a seguinte: nessa condição de juros altos por mais tempo, voltamos a ter atratividade dos países desenvolvidos?

A meu ver, isso demonstra uma certa cautela em querer valorizar a moeda local, visto que logo menos vamos entrar em campanha eleitoral e temos risco jurídico. Outro ponto a ser observado é a inflação, principalmente pelas commodities , que não dão uma trégua nas altas.

Sendo assim, continuamos a briga pela valorização da nossa moeda para combater a inflação, e podemos deixar empresas com lucros menores devido aumento da taxa básica de juros.

O desconto no lucro das empresas pode atrair novamente capital estrangeiro? Ou podemos entrar em uma recessão, como o Banco Central dos EUA está trabalhando para evitar.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações