Tombo das Criptomoedas Aumenta em Junho; Principais Moedas Caem Até 40%

 | 02.07.2018 12:01

O mês de junho foi novamente negativo no criptomercado, com as principais moedas tendo sofrido perdas de dois dígitos, decepcionado os investidores que esperavam uma recuperação após um mês de maio cheio de dificuldades. As moedas digitais foram pressionadas por uma série de más notícias nas últimas semanas, incluindo uma invasão na bolsa de criptomoedas Bithumb da Coreia do Sul — uma das maiores bolsas de valores da Ásia.

Outro motivo que movimentou para baixo os preços foi o relatório do Banco Internacional de Pagamentos (BIS) que indicou que as moedas digitais não podem ser escalonáveis para funcionar como dinheiro. Embora muitos acreditem que o BIS usou informações desatualizadas e erradas, de acordo com a agência, uma organização baseada na Suíça composta por 60 bancos centrais, as criptomoedas não podem ser escaladas para se tornar um meio de troca em uma economia global.

Depois, há o recente estudo da Universidade do Texas que alega que o preço do bitcoin tem sido manipulado há anos... algo que muitos já suspeitavam há algum tempo. Na verdade, o preço do bitcoin, a maior moeda virtual do mundo por capitalização de mercado, despencou quase 15% no mês passado para níveis não registrados desde fevereiro. O bitcoin caiu quase 55% desde o início do ano, enquanto os reguladores em todo o mundo intensificam o escrutínio de uma indústria que foi inicialmente bem recebida por aqueles que desconfiavam dos bancos e pelo controle do governo sobre a política monetária.