A reviravolta fiscal no Reino Unido trouxe bom humor ao câmbio

 | 19.10.2022 05:05

Grande parte do bom humor dos mercados internacionais de ontem veio depois que o novo ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, descartou o plano econômico da primeira-ministra Liz Truss. A agenda fiscal de Truss previa grandes cortes de impostos sem compensação por parte do governo, o que vinha provocando ondas de estresse no mercado de títulos britânicos e contaminando o humor global. Esse recuo demonstrou um bom comprometimento fiscal e agradou o mercado.
 
Apesar disso, temores de um aperto monetário muito agressivo nos Estados Unidos persistissem. Vimos ontem uma leitura de que a produção manufatureira nos Estados Unidos aumentou mais do que o esperado em setembro, a ritmo de 0,4%. Estes dados sugeriram a manutenção de pressões inflacionárias na economia do país, processo que deve ter como consequência a manutenção da postura restritiva por parte do Fed em relação à política monetária. O presidente da distrital de Atlanta, Raphael Bostic destacou o fato de que a inflação está muito elevada, o que torna necessário o aperto monetário do BC dos EUA. Segundo ele, pode haver "alguma dor no curto prazo" nesse processo de ajuste, mas adiante a economia do país conseguirá crescimento no longo prazo, com quadro melhor no mercado de trabalho.
 
O Fed já subiu os juros em 3 pontos percentuais desde março deste ano, e contratos futuros vinculados a sua taxa básica embutem nova alta de 0,75 ponto percentual, pelo menos, em sua reunião de política monetária de novembro.
 
Ocorre que, conforme o mercado de dívida norte-americano começa a oferecer rendimentos maiores a risco quase zero, os EUA atraem capital estrangeiro.
 
No caso do euro, houve ganho em meio a declarações de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) em geral, destacando a inflação elevada local, que demanda mais altas de juros. 
 
No Brasil, a pauta macroeconômica também trouxe mais um dado benigno sobre o comportamento de preços, com o IGP-10 de outubro registrando queda para 1,04%, após recuo de 0,9% em setembro. Além disso, a taxa Selic em níveis de 13,75%, ajuda também a impulsionar o real.
 
O dólar cai 5,72% frente ao real até agora em 2022 e fechou ontem cotado a R$ 5,2549 para venda. 
 
Para hoje, no calendário Europeu, temos IPC, nos EUA, as construções de casas novas, discurso de Evans do Fed de Chicago e de Bullard, membro do Fomc.
 
Bons negócios a todos!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações