A Verdade Sobre os Contratos Inteligentes

 | 16.06.2018 07:05

Muito parecido com as palavras "blockchain", "AI" e "nuvem", "contrato inteligente" é uma daquelas frases que ganharam muito hype.

Afinal, o que pode ser melhor do que confiar no que vai acontecer em vez de usar o sistema judicial? As promessas dos contratos inteligentes incluem:

  • Fazer cumprir contratos automaticamente de forma imparcial, sem precisar confiar em alguém
  • Retirar os intermediários do processo de construção do contrato, execução do contrato e cumprimento do contrato
  • (Por implicação) Remover os advogados

Eu simpatizo com o hype. Afinal, quão mais eficientes as coisas poderiam ser se pudéssemos simplesmente remover a necessidade de confiar na outra parte para executar acordos?

O que diabos é um contrato inteligente, afinal? E não é esse o domínio do Ethereum? Não é este o caminho do futuro? Por que você ficaria no caminho do progresso?

Neste artigo, examinarei o que são os contratos inteligentes e a realidade de engenharia que o acompanha (spoiler: não é tão simples e muito difícil de proteger).

O que é um contrato inteligente?

Um contrato normal é um acordo entre duas ou mais partes que os vincula a algo no futuro. Alice pode pagar a Bob algum dinheiro em troca do uso da casa de Bob (também conhecido como aluguel). Charlie pode concordar em reparar qualquer dano ao carro de Denise no futuro em troca de um pagamento mensal (também conhecido como seguro de carro).