A Verdadeira Diversificação

 | 29.07.2021 12:51

Quando você percebe que está diversificando, de verdade, sua carteira?

Eis alguns indícios:

+ Ao manter certa exposição em commodities quando os preços das commodities começam a se ajustar para baixo.

+ Ao continuar com um pedacinho de moeda forte enquanto o real se recupera. 

+ Ao preservar determinadas apostas em casos de reabertura mesmo com novas ondas motivadas pela variante delta.

Manter, continuar, preservar — esses são os verbos respeitosamente cultivados pelos diversificadores.

Ao contrário do que sugere o senso comum, investidores genuinamente adeptos da diversificação não nadam contra a corrente. Eles também não nadam a favor da corrente. Apenas nadam. Mas eles sempre nadam de sunga ou de maiô, nunca pelados.

Parece trivial constatar que os diversificadores sejam agnósticos e agregadores, mas a verdade é que a diversificação, em sua forma prática, tem assumido contornos cada vez mais convictos e direcionais.

O investidor finge que está diversificando, enquanto está apenas especulando sob uma bandeira nobre.

Heurística útil para identificar se a diversificação é de corpo e alma: quais ativos da sua carteira estão aí para ganhar nos próximos seis meses?

Por definição, a resposta do diversificador não pode ser: "100% dos ativos".

Num mix já magicamente favorável, na melhor das hipóteses, o dono de uma carteira genuinamente diversificada vai sonhar com algo como 80% dos ativos subindo e 20% caindo.

Inclusive, bons resultados podem ser obtidos com 50% da carteira subindo e 50% caindo, desde que as altas sejam de cauda longa e as baixas de cauda curta.

Tome cuidado com carteiras e fundos que vão extraordinariamente bem quando o mercado está mal, pois são os mesmos que tendem a ir extraordinariamente mal quando o mercado está bem. 

Em determinados casos, a rentabilidade passada fornece insights úteis sobre a rentabilidade futura.

Tipicamente, escolher um quarto ou quinto colocado do ranking anual — os vencedores que ficam sem medalhas olímpicas — pode ser mais prudente e lucrativo do que ir direto para o primeiro lugar.

Diversificar não é o caminho para a perfeição. Ao contrário, diversificar significa mirar o resultado imperfeito, o resultado que — apesar de ter errado em certa medida — acabou dando certo.

Diversificar é deixar algum dinheiro na mesa, em troca de ter sempre uma mesa onde se possa servir o pão de cada dia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações