FIIs: 85% dos Gestores Acham Que Estão Baratos, o Que Fazer?

 | 09.04.2020 13:11

Calma! Nem todos os FII’s deixaram de valer a pena com a crise causada pelo Coronavírus. Se você acompanha este mercado, provavelmente testemunhou uma queda de 16% do IFIX, índice de referência, no último mês. Foi a maior correção dos últimos anos e os fundos que mais sofreram foram aqueles relacionados ao varejo e hotelaria.

Ainda não dá para mensurar a real extensão do problema gerado pelo Coronavírus na economia. Com todos os mercados sofrendo, alguns fundos imobiliários ficaram bastante desvalorizados e zeraram os dividendos. Em média, esta redução chegou a 13% nos pagamentos mensais e foi liderada pelos shoppings.

Por outro lado, segundo pesquisa feita pela XP com os gestores de FIIs, 85% deles acreditam que este tipo de ativo está barato e que o propulsor em 2020 deve ser a aquisição de novos empreendimentos e aumento de aluguéis de lajes corporativas.

Contudo, é preciso saber selecionar e até mesmo buscar a ajuda de alguém que entenda mais sobre o assunto. Os papéis estão com preços descontados, mas em um momento de alta volatilidade o que já está barato pode valer ainda menos amanhã. Para quem está começando, a surpresa pode ser muito grande. Ainda assim as perdas neste setor são menos expressivas do que estamos vendo no mercado de ações.  

Em 2019 o número de investidores em FIIs mais que triplicou segundo a B3 e, se você é um deles e está em dúvidas do que fazer, é hora de tornar sua carteira mais eficiente para enfrentar a crise. Se houver ativo de shopping, se desfaça e aloque os recursos em setores que apresentam perspectivas melhores que o varejo. As lajes corporativas e os galpões de logística são exemplos disso.

Se estiver disposto a montar um portfólio visando o longo prazo e a geração de renda, pode ser uma grande oportunidade. Porém, é preciso levar em consideração que novas oscilações vão acontecer no curto prazo diante das incertezas em relação ao futuro. Esteja preparado e nunca use sua reserva de emergência para isso!

Vale ressaltar que não existe conflito com o assessor de investimentos neste tipo de ativo financeiro. As corretoras não cobram taxas de quem adquire fundos imobiliários. Use o conhecimento desses profissionais para potencializar os seus ganhos, sempre com foco nos pilares da assessoria: Objetivo, liquidez, segurança e rentabilidade!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações