Ação Regulatória Faz Crescer Potencial Nuclear para as Criptomoedas

 | 04.10.2021 11:05

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • Declaração de Ray Dalio pode ser profética
  • Principais criptos voltaram a disparar no início de outubro
  • Tudo se resume aos fluxos de curto prazo
  • Governos mostraram sua intenção de interferir no mercado
  • É preciso se preparar para a possibilidade de fortes quedas

As criptomoedas cativaram a atenção de vários participantes do mercado. Nada atrai tantos holofotes quanto um potente mercado de alta. O movimento explosivo do bitcoin, saindo de cinco centavos, em 2010, para mais de 65.500 de dólares no início deste ano tem um efeito magnético no comportamento dos investidores. A mais de US$48.500 no fim da semana passada, a valorização do token possivelmente é a história de investimento mais incrível da nossa existência.

Como sinal do crescimento do interesse especulativo, o número de tokens no criptomercado aumentou de um, em 2010, para mais de 12.200 até o último final de semana.

O bitcoin e a tecnologia blockchain refletem a revolução evolucionária das finanças com repercussões na economia e na política. Para mim, o bitcoin e a blockchain envolvem o mesmo dilema filosófico da galinha e do ovo.

Só quem pode dar uma resposta para ele é Satoshi Nakamoto, pseudônimo de uma pessoa ou grupo de pessoas que desenvolveram o bitcoin e conceberam a primeira base de dados da blockchain.

A blockchain alcançou uma aceitação praticamente universal como evolução tecnológica das finanças, aumentando as velocidades das transações e a eficiência dos registros. Por outro lado, o bitcoin representa uma ameaça ao status quo nas finanças globais. Os bancos centrais, autoridades monetárias e governos derivam seu poder das forças armadas e do controle da oferta monetária. A ampla aceitação do bitcoin como meio de troca global ameaça uma das suas fontes de poder.

El Salvador tornou o bitcoin sua moeda nacional no início de setembro, tornando-se o primeiro país a rejeitar o dólar americano como moeda de reserva mundial. Embora outros países possam seguir seus passos, as economias mais ricas e poderosas não vão querer deixar o bitcoin e outras criptomoedas desafiarem seu controle dos orçamentos mundiais sem uma épica batalha que se inicia no front regulatório.

h2 Declaração de Ray Dalio pode ser profética/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ray Dalio é um gestor de sucesso de hedge funds e bilionário. Ele é fundador do maior hedge fund do mundo, o Bridgewater Associates. Em meados de setembro, Dalio disse à CNBC que, se o Bitcoin e outras criptomoedas ganhassem popularidade, os órgãos reguladores assumiriam o controle do mercado. Ele afirmou:

“Acredito que, no fim do dia, caso as criptomoedas tenham sucessos, as autoridades vão querer acabar com ele. E elas têm meios para tanto”.

Ações recentes de órgãos reguladores mostraram quão proféticas eram as palavras de Dalio, em vista do aumento das medidas regulatórias sobre a classe de ativos.

h2 Principais criptos voltaram a disparar no início de outubro/h2

Depois de atingir a máxima de US$53,210 em 7 de setembro, o Bitcoin futuro formou um padrão de reversão no gráfico diário e registrou máximas descendentes. No entanto, a ação dos preços em 1 de outubro desfez o padrão baixista de curto prazo.