Acertar o timing do mercado com base em previsões de recessão nunca dá certo

 | 10.09.2024 09:41

  • A maior inversão histórica na curva de juros nos EUA encerrou-se recentemente.
  • Contrariando várias previsões, essa inversão não foi seguida por uma recessão.
  • Esse episódio oferece uma lição importante para os investidores.
  • Desde julho de 2022, a curva de juros dos EUA passou pela sua maior inversão já registrada. À época, a crença comum era que uma curva de juros invertida indicava uma provável recessão nos próximos 12 a 18 meses.


    Essa expectativa gerou diversas manchetes anunciando uma recessão iminente.

    Avançando para o presente, o cenário mudou drasticamente. A curva de juros se normalizou, e os índices de ações alcançaram novos recordes no início deste ano, sem indicar a proximidade de uma recessão.

    O vínculo, antes visto como certo, entre a inversão da curva e recessões econômicas, agora cede espaço a novas teorias, sugerindo que uma recessão pode surgir apenas após a normalização da curva.

    Inversão da curva de juros não serve como ferramenta para acertar o timing do mercado

    Podemos determinar o momento exato de uma recessão?

    É sensato basear nossa estratégia financeira completa nessas previsões?

    Para mim, investir de forma eficaz envolve alinhar os retornos do mercado com nossa distribuição de ativos e objetivos de vida, minimizando perdas em tempos difíceis.

    Essa estratégia se distingue bastante do comportamento de quem tenta prever constantemente as movimentações do mercado e acaba sendo superado por ele.

    Apostar no mercado baseado em notícias ou tendências é uma estratégia que raramente compensa. Para que ocorra uma recessão, é necessário mais do que uma simples inversão da curva, como uma crise de crédito, que foi habilmente evitada pelo Fed em março de 2023. E mesmo assim, isso pode não ser suficiente.

    A questão fundamental é se é realmente possível acertar o timing do mercado de maneira perfeita - investindo fortemente nos bons momentos e retirando-se antes de uma recessão.

    Como costumo dizer, essa precisão é quase impossível. A gestão ativa geralmente não alcança os retornos do mercado no longo prazo.

    Conclusão

    No mundo atual, saturado de informações, o grande desafio é aderir ao básico.

    Dominar e seguir os princípios essenciais de investimento é crucial. Apesar de desejarmos controlar todos os resultados, a incerteza é parte integrante do jogo.

    Assim, enquanto navegamos por um caminho incerto, o foco deve ser manter-se informado, disciplinado e tomar decisões baseadas em princípios de investimento sólidos. Afinal, a única certeza no mundo dos investimentos é a incerteza.

    Abaixe o App
    Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
    Baixar Agora

     

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações