Acha as Ações de Biotecnologia Muito Arriscadas? Este ETF Pode Reduzir a Volatilidade

 | 12.04.2022 10:28

As ações de biotecnologia representam empresas que pesquisam, desenvolvem ou comercializam terapias ou produtos relacionados à saúde. Elas normalmente usam organismos vivos, sistemas biológicos ou derivados.

Com um valor de mercado de cerca de US$ 800 bilhões em 2021, a indústria global de biotecnologia impacta diversos segmentos, como genômica, medicina, produtos farmacêuticos, agricultura e alimentos. A expectativa é que o mercado de biotecnologia dobre de tamanho nos próximos dez anos.

Essa perspectiva de crescimento significa que Wall Street presta bastante atenção aos papéis do segmento. Mas, apesar dessas projeções otimistas, as ações do setor raramente são consideradas como um investimento “seguro”. Falhas durante o estágio de desenvolvimento são comuns. De fato, apenas algumas empresas de biotecnologia conseguem atingir sucesso suficiente para gerar receita recorrente. A maioria dos nomes da indústria sofre escassez total de receita.

Os preços das ações das empresas de biotecnologia também são voláteis. As aprovações de pedidos pela FDA, agência de vigilância sanitária dos EUA, por exemplo, podem provocar saltos de dois dígitos em questão de horas nos papéis. Por outro lado, se os dados dos testes não produzirem resultados satisfatórios, as empresas podem perder bastante valor da noite para o dia.

Nos últimos 12 meses, o índice Nasdaq Biotechnology se desvalorizou 10,4%. No mesmo período, o S&P 500 e o Nasdaq 100 entregaram um retorno de cerca de 6,8% e 1%, respectivamente.