Ações: a Jornada do Investidor na Bolsa em 2021

 | 04.01.2021 18:47

Primeira 2ª feira do Ano! É hora de colocar em prática as promessas de mudanças da virada!

Finalmente 2020 ficou pra trás! Um ano que vai ficar para sempre na nossa memória e nos livros de história. Mas, para 2021, um horizonte com sol mais brilhante parece se desenhar à frente.

Os pacotes com estímulos financeiros continuam a todo favor sustentando os Mercados e os desempregados. Aliados à isso, temos as vacinas que começam a ser aplicadas em massa na população, trazendo uma esperança do fim dos lockdowns e de que a vida retome a sua normalidade.

Se uma das suas Metas da Virada foi se tornar um Investidor de Sucesso na Bolsa de Valores, aqui vai um passo a passo para você não se perder nessa empolgação e não entrar para as Estatísticas dos Aventureiros que só perdem dinheiro:

1 – POUPE PARTE DA SUA RENDA MENSAL: nada de fazer dívidas ou empréstimos para Investir em Ações. Você deve especular na Bolsa com um dinheiro que é seu, que você possa arriscar e que não vai precisar no curto prazo.

Nada de fazer essa conta burra: vou emprestar a “juros X” porque vou “ganhar juros Y” TODOS OS MESES e assim ficar no lucro.

Operar na Bolsa é uma atividade de Renda Variável, portanto, ela VARIA. Não tem como cravar que você vai ter um rendimento fixo todos os dias ou meses. Você precisa ter um horizonte maior, como 1 ano, por exemplo;

2 – ESTUDE O MERCADO ANTES DE INVESTIR: sai muito caro você começar na cara e na coragem, na tentativa e erro, colocando o seu suado dinheiro na Bolsa e arriscando sem saber como o Mercado funciona e em quais Ações está investindo e por quê.

O ideal é que você primeiro invista em Educação Financeira para aprender a operar. Entender como funciona esta modalidade de investimento para depois começar a operar com dinheiro real.

Entrando sem conhecimento, você fatalmente vai perder o seu dinheiro e depois vai perceber que precisará estudar. Portanto, estude primeiro;

3 – ABRA A SUA CONTA EM UMA CORRETORA: o meio mais prático e barato para se investir em Ações na Bolsa hoje é através das Corretoras de Valores. Você tem uma vasta gama de opções tanto aqui no Brasil como no exterior.

Vale a pena gastar um tempo para pesquisar quais são as melhores em termos de suporte ao cliente, custos das plataformas, taxas de corretagem, variedade de ativos, estabilidade da conexão, spreads, agilidade para transferências e por aí vai;

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

4 – NÃO SE ASSUSTE COM A VOLATILIDADE: “não sabe brincar não desce pro play”. Investir em Ações na Bolsa vai mexer com o seu psicológico. É normal os preços oscilarem bastante. Se você está acostumado com a Poupança ou com a Renda Fixa, pode se sentir incomodado em ver o seu dinheiro derretendo em alguns momentos. Mas você precisa saber que isso faz parte deste jogo.

Vai se dar bem na Bolsa o Investidor que tiver um bom Gerenciamento de Risco e souber o que estiver fazendo, alocando o seu capital em boas empresas, estando ciente desta possível volatilidade.

Quem tiver paciência, muito provavelmente vai sair com dinheiro no bolso dos seus investimentos em Ações.

5 – CONSTRUA UMA CARTEIRA DIVERSIFICADA E FOQUE NO LONGO PRAZO: investidores iniciantes quebram porque querem ficar ricos logo. Não têm paciência de esperar o Mercado se desenvolver e construir o seu patrimônio aos poucos.

Se desesperam quando o Mercado cai, vendendo os seus papéis na baixa e compram as Ações em alta, na euforia. Esta é a fórmula do fracasso na Bolsa.

Se você tiver a cabeça no lugar, sem pressa, manter o seu dinheiro em caixa para fazer boas compras, em momentos oportunos, encarteirando boas empresas, que paguem dividendos acima da inflação e esperar a valorização destas Ações, o tempo será o seu maior aliado na construção da sua riqueza.

Neste processo, será importante você variar os seus investimentos em diferentes empresas e setores, para diluir o risco de ruína.

Desejo sinceramente que em 2021 você se torne um Investidor de Sucesso na Bolsa de Valores, pois é o caminho mais rápido para a construção de riqueza no Mercado de Capitais. Basta saber fazer corretamente.

Estou te esperando!

Grande abraço!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações