Ações Americanas se Aproximam de Ponto de Inflexão Decisivo

 | 31.08.2022 09:56

As ações americanas novamente caíram ontem, com o S&P 500 recuando 1,1%. O índice atingiu 3.965, ou 15 pontos de 3.950, o suficiente para atingir o alvo para o qual venho alertando há algum tempo.

Acredite ou não, a parte difícil começa agora, pois essa região deve definir movimentos importantes. O ideal é observar como o mercado irá se comportar nesse ponto antes de fazer qualquer prognóstico. As últimas três semanas foram cansativas. Mas, a partir do fechamento de hoje a 3918, a movimentação nos dirá muita coisa a respeito do que acontecerá em seguida.

Se cairmos abaixo de 3.920, isso não só abrirá as portas para o fechamento de mais gaps, mas também invalidará qualquer esperança que os investidores têm de que o rali recente no mercado foi o início de um novo ciclo de alta. É possível contar o movimento a partir das mínimas de junho, como um impulso da onda 5 do ciclo de Elliot. A recente correção pode, em teoria, ser uma onda quatro para baixo e, se for válida, gerar uma onda cinco para cima.

Mas, se esse movimento para baixo, ou onda quatro, perder 3.920, a onda quatro cairia abaixo do topo da onda um, o que invalidaria a contagem altista.