Ações Americanas Vão Derreter com Aumento dos Juros Reais

 | 08.04.2022 09:57

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

A última ata do Fomc, comitê de política monetária dos EUA, parece ser muito clara. O Federal Reserve está bastante ansioso para fazer as condições financeiras atingirem o patamar neutro. Para tanto, os juros reais precisam subir muito mais.

CONFIRA: Projeção da taxa de juros do Fed para as próximas reuniões

As taxas reais já começaram a subir, em um movimento bastante acentuado nas últimas semanas. Para acompanhar o juro real basta observar o fundo TIP (NYSE:TIP), que investe em títulos do Tesouro Americano protegidos pela inflação. Portanto, quando o preço desse fundo cai, os juros reais sobem.

O mais interessante a respeito do TIP é que o ETF Nasdaq 100 (NYSE:QQQ) e várias ações do Nasdaq acompanham sua movimentação bastante de perto desde 2018. Se o Fed cumprir o que se propõe a fazer, o fundo TIP terá que continuar se desvalorizando, à medida que os juros reais sobem e se aproximam de 0%. Se tal for o caso, o fundo TIP deve seguir em queda e, se continuar a atual correlação com as ações, estas devem acompanhar sua trajetória descendente, enquanto as condições financeiras sofrem um aperto.

h2 Grande movimento nos juros reais/h2

A nota de 10 anos do Tesouro americano protegida pela inflação (TIP) saltou nas últimas semanas, de quase -1,1%, em 8 de março, para -0,19%, em 7 de abril. Isso fez com que o fundo TIP afundasse cerca de US$129, para US$121, no mesmo período. Trata-se de um grande movimento para as taxas reais em um período curto.

O Fed deixou claro que pretende elevar os juros agressivamente no resto deste ano para trazer a inflação para baixo.