Ações de Petróleo: Um Mundo Além de Petrobras

 | 30.05.2022 13:42

Olá, investidores.

Pelo título, você já deve estar pensando que vou falar: “troque Petro por PetroRio (SA:PRIO3)”, mas desta vez a proposta é apresentar que o mundo das petroleiras vai bem além de Petrobras (SA:PETR4).

Se há algumas décadas tínhamos praticamente apenas uma opção no setor, hoje temos: PetroRio, 3R Petroleum (SA:RRRP3), PetroReconcavo (SA:RECV3) e Enauta (SA:ENAT3) como alternativas.

A Lei do Petróleo de 1997, que quebrou o monopólio da Petrobras, possibilitou a chegada de todas essas empresas. Após o vergonhoso capítulo da OGX (SA:OGXP3) na bolsa, até agora, as quatro petroleiras vêm escrevendo uma história diferente.

Para entendermos melhor se realmente são oportunidades, vou falar um pouco sobre Enauta, PetroRio, PetroReconcavo, 3R e, é claro, Petrobras.

Enauta – visibilidade baixa/h2

A Enauta (ENAT3) é a antiga Queiroz Galvão – sim, essa mesma que vimos em centenas de notícias da Lava-Jato. A empresa foca na exploração e produção de campos de petróleo e gás.

Em abril deste ano, a Enauta reportou uma produção total de 18,4 mil boe/dia (barris equivalentes de óleo) por meio dos seus dois campos offshore (no mar) Manati e Atlanta.

O Campo de Atlanta é o maior ativo da companhia e foi responsável por 9,7 mil boe/dia no primeiro trimestre de 2022 (1T22). Já no Manati, onde a companhia possui 45 por cento de participação e produz apenas gás, a produção foi de 8,7 mil boe/dia.

Os resultados do 1T22 de Enauta mostraram um forte crescimento, impulsionado pelo aumento da produção e a alta do petróleo. Contudo, como vimos no quarto trimestre do ano passado (4T21), o Ebitda também foi impulsionado por efeitos não recorrentes.