Ações de valor devem superar ações de crescimento em novo regime macro

 | 02.03.2023 10:13

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) se reunirá em março para decidir sobre a taxa básica de juros nos EUA. Como já não há expectativas de corte neste ano, o que isso significa para os portfólios dos investidores?

Um relatório semanal enviado pela BlackRock (NYSE:BLK) aos clientes traça um panorama de quais tipos de ações poderiam prevalecer no atual regime macro.

h2 Principais diferenças entre as ações de valor e as ações de crescimento/h2

Geralmente, as ações de crescimento representam empresas com um índice de preço/lucro elevado, mas que ainda não geram um nível consistente de lucro. Não é preciso ir muito além da Tesla (NASDAQ:TSLA) para ver como as expectativas se comportam. Antes da realização do Dia do Investidor ontem, as ações da TSLA acumulavam uma alta de 92% no ano.

No entanto, como os lucros da companhia ganharam mais consistência, é possível considerar que se trata de uma ação híbrida, ou seja, com características tanto de ações de valor quanto de crescimento. Isso significa que o papel deve crescer menos que as ações de crescimento e mais do que as ações de valor em um cenário macro de alta de juros.

As ações de valor têm um índice de preço/lucro mais baixo, apresentam lucros consistentes e geram mais retorno com dividendos. Dessa forma, são vistas como subvalorizadas e mais resistentes a mudanças no cenário macroeconômico.

h2 Qual é exatamente o atual regime macro?/h2

Apesar de a TSLA estar se tornando uma ação com características mais híbridas, sua parte de crescimento ainda pesa bastante. Em 2022, vimos que isso estava acontecendo, quando o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) começou a subir os juros. O retorno anual da Tesla mergulhou no negativo, recuando 65%, em forte contraste com a performance da companhia em ambientes com juros próximos a zero, com em 2020 (+743%) e 2021 (+49%).

Mas, diante da alta acumulada de 85% da TSLA no ano, será que o mesmo regime macro se aplica?

Em seu relatório semanal, a BlackRock usou o índice Russell 1000 para ilustrar o desempenho das ações de valor contra o das ações de crescimento na última década. Esse índice acionário mede a performance das 1000 empresas de capital aberto dos EUA com maior capitalização de mercado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora