Ações dos Três Principais Nomes da Indústria da Maconha nos EUA Estão Baratas?

 | 26.03.2019 03:56

Depois dos enormes ganhos que algumas das principais ações do setor de maconha tiveram nos EUA ao longo do ano passado, será que essas empresas ainda podem subir mais? Essa é a pergunta que os investidores estão se fazendo depois que os principais players da indústria da maconha anunciaram resultados heterogêneos em seu quarto trimestre, que encerrou o primeiro período completo depois que o Canadá legalizou o uso recreativo da marijuana em outubro, tornando-se o primeiro país desenvolvido a fazer isso.

Francamente, não há uma forma correta de avaliar as ações do setor de maconha, por uma razão muito simples: essas empresas ainda não têm um histórico suficiente para fornecer aos analistas um ponto de partida para suas previsões futuras. Seus valuations são previstos com base nos tamanhos estimados dos mercados, no prognóstico de vendas futuras e na onda mundial de legalização tanto do consumo medicinal quanto recreativo da cannabis. Esses cenários podem ou não se concretizar.

Vamos discutir rapidamente o desempenho dos três principais players desse setor no quarto trimestre e ver quanto eles avançaram em suas jornadas de crescimento.

h2 1. Canopy Growth/h2

A Canopy Growth Corp. (NYSE:CGC), maior produtora mundial de marijuana, superou as expectativas de vendas dos analistas no 4T, mas desapontou nas margens brutas. A companhia divulgou uma receita líquida de C$83 milhões, uma alta de 282% em relação ao ano passado. Seu prejuízo ajustado antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentou para C$ 75,1 milhões, contra a expectativa de C$ 45 milhões dos analistas.

As margens brutas ajustadas caíram de 55% para 22% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a produtora enfrentou custos maiores relacionados a subsidiárias de cultivo que não estavam totalmente implementadas, o desenvolvimento de produtos comestíveis e bebidas, além dos preços médios menores para a maconha recreativa em relação à medicinal.

O diretor financeiro da empresa, Tim (SA:TIMP3) Saunders, disse a analistas em uma teleconferência que a companhia acredita que as margens brutas melhorarão nos próximos trimestres, quando todas as suas instalações de cultivo estiverem em pleno funcionamento.