Adeus, VIX! Novo índice consegue refletir melhor a volatilidade do mercado

 | 26.04.2023 16:04

  • O VIX se tornou obsoleto, e os investidores institucionais concordam.
  • O uso cada vez maior das opções 0DTE (com vencimento no mesmo dia) afetou sua capacidade de refletir devidamente a volatilidade do mercado.
  • Com isso, a CBOE lançou o VIX1D como novo referencial de volatilidade do mercado.
  • Talvez você já conheça bem o índice de volatilidade VIX. Neste artigo, destacarei porque muitos investidores, especialmente institucionais, questionam sua utilidade e o consideram um indicador ultrapassado. Além disso, fornecerei detalhes sobre um novo índice de volatilidade que começou a ser operado na última segunda-feira e pode ser uma alternativa ao VIX.

    O VIX foi criado pela Chicago Board Options Exchange (CBOE) em 1993. Ele reflete a volatilidade implícita do S&P 500 nos próximos 30 dias e também é conhecido por outros nomes, com índice do medo, índice de sentimento dos investidores CBOE VIX e S&P 500 VIX.

    É calculado em tempo real usando os preços de opções no índice S&P 500, ou seja, opções que vencem na terceira sexta-feira de cada mês, bem como opções que expiram toda sexta-feira.

    Quando o VIX sobe, geralmente indica um risco maior de queda do mercado de ações. Normalmente, quando o VIX fica acima de 20 pontos, é sinal de nervosismo entre os investidores.

    Uma queda no VIX se traduz em altas nas bolsas de valores, já que a menor volatilidade está associada a um risco menor. Se o índice ficar abaixo de 20 pontos, é sinal de que os investidores estão calmos e otimistas.

    O VIX ficou em 16 pontos na semana passada e na segunda-feira, níveis que não eram vistos desde o fim de 2021. São níveis extremamente baixos, considerando o cenário atual (alta inflação, um ciclo de aperto monetário, guerra na Ucrânia e temor de uma recessão econômica).