Aécio Vira Réu e os Destaques da Semana

 | 20.04.2018 15:24

Panorama Semanal de 16 a 20 de abril

O senador Aécio Neves se tornou réu no STF, acusado por corrupção passiva e obstrução da Justiça. A acusação faz menção ao recebimento de R$ 2 milhões da JBS (SA:JBSS3) e à tentativa de atrapalhar o andamento da Lava-Jato. Além dessa decisão, os casos de José Dirceu e Paulo Maluf na Justiça também repercutiram ao longo da semana no noticiário. Na seara econômica, foi destaque o embargo, pela União Europeia, do frango brasileiro, e a revisão das projeções de crescimento do Brasil pelo FMI.

No Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), foi negado recurso do ex-ministro José Dirceu, que teve, assim, a determinação da execução da pena de mais de 30 anos de prisão após a segunda instância. Dirceu pode entrar ainda com um recurso.

E o STF negou ao deputado afastado Paulo Maluf o direito a apresentar embargos infringentes. Mas o ministro Edson Fachin manteve Maluf em prisão domiciliar, por causa do agravamento de sua saúde.

Notícia do jornal O Globo revelou que – de acordo com depoimento à PF do empresário Gonçalo Torrealba, do Grupo Libra – o coronel João Baptista Lima Filho, amigo do presidente Michel Temer, teria pedido dinheiro em seu nome para campanhas eleitorais.

Segundo o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o Brasil vai entrar com uma ação na OMC contra a UE, por causa da decisão de embargar as importações de frango do país, em medida que afeta a BRF (SA:BRFS3) e outros frigoríficos.

O FMI elevou sua projeção de crescimento do PIB brasileiro, para 2,3% este ano e para 2,5% em 2019. A variação, em ambos os períodos, é 0,4 ponto percentual acima da projeção divulgada anteriormente. O Fundo, no entanto, alerta para o quadro de incerteza política e as reformas que o país precisa realizar.

E a inflação medida pelo IPCA-15 registrou alta de 0,21% em abril. Em 12 meses, acumula 2,80%.

Em Cuba, o primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, Miguel Díaz-Canel, vai suceder o ditador Raúl Castro na presidência do país. Único candidato, teve seu nome aprovado pela maioria dos deputados.

No pregão desta quinta-feira, com o petróleo em alta, o Ibovespa encerrou praticamente estável, com 0,06% de variação, aos 85.824 pontos. O dólar se valorizou frente ao real, em alta de 0,32%, cotado a R$ 3,392.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 20/4, às 10h.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações