Afinal de Contas, o Número de Mulheres na Bolsa Continua a Subir?

 | 16.01.2022 07:15

Nos últimos anos, vimos diversas pessoas falarem sobre o aumento do número de investidores na B3 (SA:B3SA3). Ao mesmo tempo, claro, a quantidade de mulheres que investem também subiu. Mas tudo isso ocorreu em um período de bull market. Agora, com a bolsa em queda, será que este número seguirá em alta? 

De acordo com dados divulgados pela B3, o total de investidores na bolsa chega perto de 4 milhões. Dentro deste montante, apenas 29% representam a participação feminina no mercado. 

Contudo, nos últimos anos é possível ver que há uma evolução constante do número de mulheres que investem. Entre dezembro de 2020 e agosto de 2021, houve um aumento de quase 30% na quantidade de investidoras na bolsa de valores brasileira.  

Se esta representação continuará em alta, é difícil responder. A pandemia trouxe problemas econômicos que dificultaram o processo de poupança de grande parte das famílias de todo o mundo. Muitas mulheres tiveram que abandonar os seus empregos para cuidar dos filhos. Pais perderam seus trabalhos e ficaram totalmente sem renda.

Hoje, pouco mais de dois anos após o início de uma das mais graves crises de saúde que o mundo já viveu, boa parte da economia já retornou aos níveis de atividade vistos anteriormente. Porém, nem tudo tem sido como antes e a inflação global, por exemplo, tem afetado a renda de muitas pessoas. 

Sabemos que para haver um ambiente favorável à entrada de novos investidores no mercado é preciso ter certa estabilidade no país, bem como alguma sobra no orçamento familiar. 

Não sabemos ao certo o que vai acontecer em 2022. As eleições presidenciais prometem trazer uma dose a mais de volatilidade para os investimentos e isto pode afetar o câmbio, que, por sua vez, está atrelado ao aumento da inflação.

LEIA MAIS - Eleições 2022: O que o investidor precisa saber para não ser surpreendido? 

Além disso, a bolsa de valores pode se tornar um ambiente hostil para os investidores iniciantes em períodos assim. Ainda que as oportunidades apareçam nas crises, para quem está no começo isto não é tão claro.

Por fim, acredito que a partir do terceiro trimestre deste ano, com uma definição mais clara dos resultados eleitorais, o Brasil tende a uma maior estabilidade. Acredito, enquanto isso, que o número de investidoras e investidores seguirá em evolução durante todo o ano. 

Trata-se de um trabalho de “formiguinha”, mas que tem dado resultados. Em breve, prometo trazer novidades. Bons negócios!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações