Dólar: Agenda política interna e China direcionarão o câmbio nesta semana

 | 07.11.2022 06:00

No encerramento da semana passada, o dólar fechou vendido a R$ 5,062. Essa queda foi devido ao otimismo com a economia chinesa, após a publicação de uma notícia de que a China pretende reverter suspensões de voos no início de 2023 e flexibilizar as restrições contra a Covid-19.

Houve entrada de fluxo externo para ativos domésticos. A questão das commodities influencia muito o comportamento da nossa moeda.

Hoje o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que coordena os trabalhos de transição com apoio da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do ex-ministro Aloizio Mercadante em São Paulo.

Amanhã será dia da equipe de transição do novo governo se reunir em Brasília, para tratar da nova PEC e tentar acomodar o Bolsa-Família de R$ 600,00. Na mesa, estão duas opões: a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição, a chamada PEC de Transição, ou uso de crédito extraordinário. O mercado aguarda ansioso as novidades sobre a composição do novo governo e, em especial, quem será o ministro da economia. O ambiente político ainda é de muito ruído e pouca informação concreta, dado que não saiu o nome de quem comandará o Ministério da Fazenda.

Nos EUA, é fato que a inflação não para de surpreender para cima. Não apenas nos EUA, mas também na zona do euro. Ao final de uma semana de um Fed “hawkish” e um relatório de empregos bastante “dovish”, o mercado ainda acredita que os juros podem subir mais um ponto percentual, antes de se estabilizar na primavera de 2023.

Muitos acreditam que o fim da alta de juros está próxima por lá. Vamos acompanhar. E nesta semana será a eleição de meio de mandato, que determinará o controle do Congresso.

Na Europa, hoje sairá a produção industrial da zona do euro. Na China, amanhã sairá a inflação ao consumidor e ao produtor e, o mais importante, a nova estratégia de acabar com o programa de Covid Zero, que é muito bom para o Brasil, pois valorizaria as commodities e faria o dólar cair por aqui. E vamos seguir acompanhando a guerra na Ucrânia e seus desdobramentos.

Na agenda de hoje aqui no Brasil sairá o Boletim Focus. Na Europa, o discurso de Christine Lagarde, antes do mercado abrir por aqui. Nos EUA, o discurso de Mester, membro do Fomc. E atenção ao novo horário da B3 (BVMF:B3SA3), que acompanhará os EUA e passará a encerrar às 17h55.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Bons negócios a todos! Excelente semana e muito lucro.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações