Alerta de Trump sobre a Coreia Mina o Otimismo no Último Pregão do Mês

 | 28.04.2017 09:19

ÁSIA: Os mercados asiáticos tiveram um fraco desempenho nesta sexta-feira, após comentários do presidente Donald Trump sobre uma possível renegociação do pacto de comércio livre com Seul e que o país asiático deveria pagar pelo sistema americano de defesa contra mísseis chamados Thaad, cujo objetivo é proteger dos ataques da vizinha Coreia do Norte.

O índice Kospi da Coreia do Sul, inicialmente azul, mergulhou com as declarações de Trump. O mesmo também alertou que o conflito com a Coreia do Norte é possível, embora tenha alegou que prefere uma resolução pacífica. O Kospi fechou 0,18% menor e o par dólar/won caiu após observações de Trump, com o greenback buscando 1.136,35 won. Ações de montadoras coreanas como as da Hyundai Motors fecharam em queda de 2,04%. As varejistas coreanas também foram atingidas. Lotte Himart caiu 2,83% e o E-mart caiu 2,13% no fechamento.

No Japão, o Nikkei desvalorizou 0,29% para fechar em 19.196,74 pontos. O Japão informou que o CPI de março havia aumentado em 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado, abaixo das expectativas para um aumento de 0,3%. O CPI de março, excluindo alimentos frescos e energia, tornou-se negativo pela primeira vez desde 2013. Segundo analistas, embora os dados econômicos parecessem estar indo bem, bem como as exportações, a inflação definitivamente não está indo na direção da Bank of Japan quer. O dólar/yen foi negociado em 111,3, entregando esses ganhos mais tarde e fechar em 111,2 na sexta-feira. O greenback buscou 109,68 ienes no início da semana.

O índice ASX 200 da Austrália fechou 0,04% positivo, em 5.924,1 pontos. A mineradora BHP Billiton caiu 0,7%, enquanto Fortescue e Rio Tinto (LON:RIO) avançaram 2 e 0,8%, respectivamente. Ao longo da semana, o Índice de referência subiu 1,2%.

Mineradoras de ouro foram esmagadas após riscos geopolíticos da Coreia do Norte, Síria e Europa diminuírem fazendo com que o ouro caia para US$ 1265,2 a onça. O maior produtor de ouro da Austrália, Newcrest caiu 10% na semana, enquanto Evolution Mining caiu 4,9% e Regis Resources caiu 0,6%. O minério de ferro conseguiu manter em torno de US$ 66 a tonelada na semana, embora as margens dos produtores de aço tenham se reduzido, devido a uma combinação de aumento da oferta de minério de ferro e estoques elevados, o que deve derrubar os preços do minério de ferro para baixo no médio prazo. Como tal, a gigante de recursos BHP Billiton caiu 1,3%, com preços de óleo declinando, enquando Rio Tinto conseguiu sustentar uma alta de 0,3% durante a semana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na China continental, o Shanghai Composite subiu 0,08% e o Shenzhen Composite ganhou 0,36%. O índice Hang Seng de Hong Kong fechou 0,34% menor.

EUROPA: Mercados europeus registram baixas nesta sexta-feira, com o euro e libra subindo contra o dólar após os dados econômicos positivos da zona do euro e no Reino Unido, mas segue a caminho para terminar o mês de abril com ganhos. O índice Stoxx Europe 600 cai 0,14%, recuando pelo segundo dia consecutivo. O referencial quebrou uma sequencia de seis sessões na quinta-feira após o Banco Central Europeu não demonstrar surpresas em sua decisão de política monetária.

A inflação, excluindo energia e alimentos, subiu para 1,2% em abril, maior alta desde março de 2013 e superou a estimativa de consenso de 1%. A inflação principal subiu para 1,9%, acima da estimativa de 1,8%. O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou na quinta-feira que ainda não há "tendência ascendente convincente" da inflação na zona do euro, reiterando que é muito cedo para reduzir o agressivo programa de estímulo do banco. Os dados de inflação na França chegaram a 1,4%, em linha com as previsões. Entre outros dados, as vendas no varejo alemão subiram 0,1% em março, superando as previsões de uma leitura estável.

O benchmark pan-europeu segue para um ganho semanal de 2,4%, após um forte rali no início da semana, depois que o centrista Emmanuel Macron chegou à liderança no primeiro turno da eleição presidencial francesa. Espera-se que Macron ganhe o segundo turno contra a candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, em 7 de maio, diminuindo o temor de um possível "Frexit". Para abril, o benchmark segue para um aumento de 1,6%.

No Reino Unido, o FTSE 100 opera em queda, com as blue chips sentindo o peso de uma libra mais forte, mesmo após o crescimento econômico britânico desacelerar mais do que o esperado no primeiro trimestre. Uma libra mais elevada diminui ganhos e receitas realizadas no exterior por empresas multinacionais listadas no FTSE 100. O índice está em curso para subir 1,5% na semana e a libra sobe mais de 3% ao longo do mês. Bancos e mineradoras avançam na LSE. Entre as mineradoras, Anglo American (LON:AAL) sobe 1,7%, Antofagasta (LON:ANTO) avança 2,4%, BHP Billiton sobe 2,2% e Rio Tinto opera em alta de 2%.

A economia do Reino Unido cresceu 0,3% no primeiro trimestre, abaixo da estimativa de 0,4%. A desaceleração na atividade de serviços, particularmente no varejo, cortou o crescimento, disse o Office for National Statistics nesta sexta-feira. A economia no quarto trimestre de 2016 subiu 0,7%. Segundo analistas, a expansão está entrando em seu oitavo ano e o mercado de trabalho está em pleno vigor. A leitura preliminar do primeiro trimestre chega antes das eleições gerais de 8 de junho e do início das negociações de saída da Grã-Bretanha da União Europeia.

A maioria dos mercados de ações europeia estará fechada na segunda-feira em comemoração ao primeiro dia de maio. Apenas o mercado dinamarquês estará aberto.

EUA: Futuros dos EUA apontam para uma abertura em ligeira alta em Wall Street. Investidores se preparam para mais resultados corporativos e o encerramento dos 100 dias do governo Trump, um dia depois do Nasdaq fechar em novo recorde.

Uma primeira leitura sobre o crescimento econômico dos EUA no primeiro trimestre também pode impulsionar as ações no final do dia. Antes do sino de abertura, pesos pesados como Exxon Mobil (NYSE:XOM) e Chevron devem relatar seus números trimestrais, juntamente com a Colgate-Palmolive.

Como o mês de abril chegando ao fim, os três principais índices seguem para o seu melhor desempenho mensal desde fevereiro. O Nasdaq está prestes a ganhar 2,3%, o Dow industrial, 1,5% e o S&P 500, 1,1%.

Outro foco para os investidores é uma possível paralisação do governo neste fim de semana. O financiamento do governo expira no sábado, embora o Congresso deva aprovar um projeto de lei sobre gastos por uma semana para manter o governo na ativa, porém esse movimento não apaga a possibilidade do primeiro desligamento desde 2013.

AGENDA DO INVESTIDOR: EUA
9h30 - Advance GDP (PIB dos EUA);
9h30 - Advance GDP Price Index (Índice de Preços do PIB);
9h30 - Employment Cost Index (mede o custo da mão-de-obra e é muito utilizado pelo mercado como medida de inflação);
10h45 - Chicago PMI (mede o nível de atividade industrial na região);
11h00 - Michigan Inflation Expectations (mede a porcentagem que os consumidores esperam do preço dos bens e serviços nos próximos 12 meses);
11h00 - Revised UoM Consumer Sentiment (mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana);

ÍNDICES FUTUROS - 9h35:
Dow: +0,08%
SP500: +0,04%
NASDAQ: -0,03%

OBSERVAÇÃO:
Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações