Alerta do FMI Pesa Sobre o Sentimento dos Investidores Mundiais

 | 22.01.2019 08:00

ÁSIA: As bolsas de valores da Ásia operaram em baixa nesta terça-feira, com investidores preocupados com as perspectivas globais, depois que o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu sua previsão de crescimento econômico mundial na segunda-feira.


O FMI projeta uma taxa de crescimento de 3,5% em todo o mundo para 2019 e 3,6% para 2020, 0,2 e 0,1 pontos percentuais abaixo de suas últimas previsões em outubro, a segunda revisão em três meses.


Falando no Fórum Econômico Mundial em Davos, Christine Lagarde, diretora administrativa do FMI, disse: "Depois de dois anos de expansão sólida, a economia mundial está crescendo mais devagar do que o esperado e os riscos estão aumentando".


Segundo analista, o mais recente corte do FMI "é apenas uma confirmação das preocupações atuais de um ano mais lento em 2019".


Na China, o composto de Xangai caiu cerca de 1,18% e o composto de Shenzhen caiu 1,17%. O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 0,87%. Pequim anunciou na segunda-feira que a economia chinesa cresceu 6,6% em 2018, o ritmo mais lento desde 1990.


Enquanto isso, a agência oficial de notícias Xinhua informou que o presidente chinês Xi Jinping disse que o país precisa estar alerta para os eventos do "cisne negro" e também evitar os eventos "rinocerontes cinzentos", ou seja, o cisne negro seria uma ocorrência imprevista, evento que poderia causar tumulto, enquanto um rinoceronte cinza é uma ameaça óbvia que é ignorada.


Analogicamente, o rinoceronte cinzento poderia ser o alto nível de endividamento em toda a economia do governo, desde o governo local, das empresas privadas e também das empresas estatais. Ou seja, isso é algo que ninguém pode ignorar. Em relação ao evento do cisne negro, pode citar a guerra comercial EUA-China no ano passado e este ano não sabemos o que poderia acontecer, mas talvez o cisne negro possa se transformar em um cisne branco, ao chegar a algum tipo de acordo entre os EUA e a China e aliviar as tensões comerciais. Autoridades dos EUA e da China estão tentando chegar a um acordo comerciais entre as duas potências econômicas, que abalaram os mercados globais em grande parte de 2018.


No Japão, o Nikkei caiu 0,47%, enquanto o índice Topix, mais amplo, caiu 0,63%. As ações do peso pesado do índice, Fast Retailing, dona da cadeia de lojas de roupas Uniqlo, caíram 0,51%.


O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,32%, apesar do crescimento econômico do país acima das expectativas no quarto trimestre de 2018.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora


O ASX 200 da Austrália declinou 0,54%. O sub-índice financeiro fortemente ponderado caiu 1,18%, com as ações dos chamados Big Four do país sofrendo perdas. Entre as mineradoras, BHP caiu 1,5%, Fortescue Metals recuou 1,7% e Rio Tinto (LON:RIO) perdeu 0,6%.


EUROPA: Os mercados europeus também seguem em território negativo na manhã de terça-feira, em meio à preocupações com a desaceleração do crescimento global.


O Índice pan-europeu Euro Stoxx 600 cai cerca de 0,4%, com sentimento permanecendo fraco na Europa após o Fundo Monetário Internacional (FMI) cortar sua previsão de crescimento global em 2019 na segunda-feira por várias razões, incluindo as tarifas comerciais entre a China e Estados Unidos e a fraqueza da indústria automobilística alemã.


As ações do UBS caem 4,4% depois de os lucros ficarem aquém das estimativas. As ações da companhia aérea britânica EasyJet caem 0,8% após uma atualização.


As mineradoras registram queda. Anglo American (LON:AAL) cai 0,5%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 0,1%, BHP perde 1,7% e Rio Tinto recua 1,4%.


Em outras notícias, no Reino Unido, a primeira-ministra Theresa May continua tentando salvar seu plano Brexit e prometeu ser "mais flexível" com o Parlamento. Ela disse que também buscaria novas concessões da União Europeia em relação à fronteira com a Irlanda, um obstáculo fundamental no processo de retirada.


EUA: Os futuros de ações dos Estados Unidos indicam perdas para Wall Street na volta do feriado, com novas preocupações com a economia global.


As ações fecharam em alta pela quarta sessão consecutiva na sexta-feira. O Dow Jones Industrial Average, DJIA, subiu 1,38% e fechou com um ganho semanal de 3%. O índice S & P 500 avançou 1,32%, alta de 2,9% na semana. O Nasdaq adicionou 1,03%, terminando a semana 2,7% maior.


A paralisação parcial do governo se estende pelo 31º dia na terça-feira e há poucos sinais de que o impasse acabaria. Os democratas rejeitaram a mais recente proposta de Trump de estender temporariamente as proteções para jovens imigrantes trazidos para o país ilegalmente em troca de US $ 5,7 bilhões por seu muro de fronteira.


Não está prevista a divulgação de dados econômicos importantes nesta data. Na semana, espera-se a divulgação de dados sobre as vendas de casas existentes, pedidos de seguro desemprego e o índice PMI de fabricação e serviços da Markit.


A agenda de resultados trimestrais também estarão no foco dos investidores, com uma semana movimentada à frente. Johnson & Johnson (NYSE:JNJ), IBM (NYSE:IBM) Corp. e Advanced Micro Devices, reportarão seus números nesta terça-feira.


ÍNDICES FUTUROS - 7h30:
Dow: -0,55%
SP500: -0,58%
NASDAQ: -0,75%


OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações