Aliado às Fintechs, FIDC Pode Ser Considerado Ouro da Renda Fixa

 | 13.02.2022 07:55

Em um cenário de altos e baixos da economia, com taxas e juros altos, a renda fixa vem sendo considerada a bola da vez, e o FIDC o ouro da renda fixa.

LEIA MAIS: A Volatilidade do Mercado Impacta o M&A no Brasil?

O FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) funciona a partir da aplicação em títulos de créditos, criados a partir de contas a receber de determinadas empresas. Por ser baseado em uma taxa já pré-definida, ele é considerado como renda fixa.

Esse investimento ainda é pouco conhecido na renda fixa no Brasil, com risco baixo porém rendimentos modestos. O fundo é uma boa opção de investimento para investidores experientes e que sejam considerados qualificados, e classificados como profissionais e com investimentos mais elevados. Uma das principais vantagens deste tipo de investimento em direitos creditórios é a possibilidade de retorno maior que em outras aplicações de renda fixa.

Além disso, existe uma modalidade específica de FIDC privado, em que o investidor pode investir na própria fintech e pode ter acesso às mesmas modalidades do modelo tradicional, estudos e expertise do FIDC no geral, porém sem valor mínimo de investimento e possuindo os mesmos benefícios.

Conhecido como “a nova renda fixa", um modelo de exemplo de crédito privado é o P2P lending (Peer to Peer Lending), uma modalidade de empréstimo que beneficia tanto a empresa quanto a pessoa física que pretende investir concedendo o seu crédito em troca. 

Nas fintechs, o FIDC tem se consolidado como importante aliado no financiamento de créditos destinados a empresas e pessoas físicas. Isso acontece graças a desburocratização do crédito, pois os juros elevados aumentam a rentabilidade da renda fixa e incentivam as empresas na procura por alternativas inteligentes de financiamento.

Em geral, essa modalidade de investimento é uma aposta inteligente e com garantias reais. Vale atentar-se apenas para o risco de crédito que existe em casos de atrasos e inadimplências. Para 2022, com o aumento da Selic de um para dois dígitos, a renda fixa segue pagando mais a quem aplica e o FIDC provavelmente seguirá sendo considerado o ouro da renda fixa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações