Alta dos Juros Corrói Lucro das Empresas no 2º Trimestre

 | 22.08.2022 13:56

Apesar de ter registrado expansão de receita, o lucro das companhias abertas no segundo trimestre caiu ou ficou estável.

Um levantamento elaborado pelo jornal Valor Econômico, com base em dados de 386 empresas não financeiras de capital aberto, mostra que as receitas subiram +18,2 por cento na comparação com o segundo trimestre de 2021, a 780,2 bilhões de reais, enquanto o lucro líquido caiu -64,4 por cento em igual período, a 29,1 bilhões de reais.

— “Afinal, por que as empresas mostram crescimento de receita e EBITDA e queda de lucros?”

h2 Impacto da alta dos juros para as empresas/h2

Se, por um lado, o crescimento das receitas e do EBITDA é reflexo da atividade econômica maior do que o esperado, por outro, o lucro ficou estável, e em muitos casos apresentou forte queda por conta dos juros em patamares elevados.

A alta da taxa de juros elevou os custos das dívidas das empresas e consequentemente as despesas financeiras também subiram. Desde 2021, o Banco Central vem subindo os juros para controlar a inflação e isso tem refletido em maiores despesas financeiras e menores lucros para as empresas.

No gráfico a seguir, podemos observar a linha do lucro (verde) descolando da linha do EBITDA (laranja), evidenciando o impacto das despesas com juros.