AMD x Nvidia: Quem pode conquistar mais mercado de chips em 2024?

 | 20.12.2023 10:05

  • O setor de semicondutores pode presenciar uma intensificação da competição entre Nvidia e AMD, impulsionada pela demanda crescente por chips de inteligência artificial.

  • Enquanto a Nvidia registrou um expressivo crescimento de 240% em 2023, a AMD está se armando para rivalizar com a fabricante de chips em termos de participação de mercado em 2024.

  • No cenário competitivo dos semicondutores, a solidez financeira da Nvidia se confronta com as estratégias de expansão da AMD, antecipando um confronto vigoroso para o ano que vem.

  • A indústria de semicondutores teve um ano notável em 2023, graças à maior demanda por chips para aplicações de inteligência artificial (IA).

    Entre os destaques, estão Nvidia (NASDAQ:NVDA) e Advanced Micro Devices (NASDAQ:AMD), que produzem chips de alto desempenho.

    A IA está cada vez mais presente em vários aspectos do cotidiano, o que aumentou a receita dos fabricantes de chips. Como resultado, as ações dessas empresas valorizaram bastante, refletindo a procura por seus produtos.

    As ações da Nvidia, líder de mercado na produção de chips, subiram quase 240% desde o início do ano. Já as ações da AMD avançaram 112% até o final de 2023.

    A Nvidia se consolidou como líder ao dominar o setor de IA com sua experiência em GPU.

    Já a AMD se prepara para lançar um chip mais potente que pode ampliar sua fatia de mercado em 2024, além de se beneficiar das parcerias que fechou em 2023.

    Embora o setor de IA deva ficar mais competitivo nos próximos anos, é provável que os fabricantes de chips também disputem esse mercado.

    Essa disputa favorecerá o crescimento do setor de semicondutores e pode atrair investidores de longo prazo para os fabricantes de chips.

    AMD pode ganhar mais mercado em 2024?/h2

    A Nvidia tem atualmente mais de 80% do mercado de chips usados por IA.

    No entanto, com o crescimento das empresas de IA e o surgimento de novos produtos, a Nvidia pode enfrentar dificuldades para manter sua liderança.

    De fato, a AMD mostrou que pode ser uma concorrente forte em 2024 com os sucessos recentes.

    Por exemplo, gigantes da tecnologia como Meta e Microsoft anunciaram que vão usar o chip de IA Instinct MI300X da AMD, uma forma de reduzir a dependência da Nvidia.

    Se a AMD conseguir oferecer uma alternativa mais barata e eficiente à Nvidia, poderá ter um forte crescimento em 2024.

    No próximo ano, a AMD lançará o mais novo chip da série MI300X, que promete ser a GPU mais poderosa já feita.

    Outra vantagem da AMD é a diversidade de seus produtos. Com uma variedade de produtos, a AMD tem fontes de receita mais resilientes do que sua rival maior, focada em IA.