AMER3: Seria possível prever a derrocada de Americanas?

 | 20.01.2023 06:05

Olá, pessoal! No artigo desta semana, não poderia deixar de escrever algo sobre o que aconteceu com o papel da AMER3 (BVMF:AMER3). Claro, muito já foi escrito e então pensei: como posso agregar valor na discussão escrevendo algo diferente? Como o contexto e as explicações por ora disponíveis já foram largamente discutidas em muitos veículos e por entender que há muito a saber ainda a respeito, não me proponho a seguir esta linha. Então tive uma ideia que irei compartilhar com todos vocês.

Uma das minhas “praias que mais gosto de surfar” é justamente o desenvolvimento de estratégias de investimento. Desde o meu Doutorado, iniciado em 2009, estudo tudo o que posso a respeito. Já desenvolvi muitas estratégias em diferentes mercados, tanto no âmbito acadêmico (que se encontram inclusive disponíveis em diversos artigos científicos publicados em diferentes periódicos), quanto profissionalmente sob demanda de casas gestoras e de grandes investidores. Ah! Os índices Valor-Coppead, por exemplo, foram codesenvolvidos por mim e representam os únicos índices de ações no Brasil que não são da nossa B3 (BVMF:B3SA3).

Na noite quando tudo veio à tona em relação às Lojas Americanas (BVMF:LAME4), corri para ver minha carteira long biased de ações da bolsa brasileira para ver se tinha AMER3, se comprado ou vendido e em que proporção – por motivos óbvios...rsrs. Printei uma parte da minha carteira neste mês para compartilhar com amigos mais próximos, conforme abaixo: