Americanas (AMER3) afunda mais de -13%; veja o que afeta as ações

 | 21.10.2022 14:13

As ações das Americanas (AMER3 (BVMF:AMER3)) fecharam o pregão de quinta-feira, 20, em queda de mais de -13% após a divulgação de um novo relatório da XP (BVMF:XPBR31) se mostrando mais pessimista em relação ao e-commerce brasileiro no terceiro trimestre (3T22). 

A XP projeta uma retração do GMV (volume bruto de mercadoria) no período, com as lojas físicas não conseguindo compensar a queda nos canais digitais.

Para a margem bruta, o número deve permanecer estável (uma das únicas notícias boas), porém a empresa deve registrar prejuízo líquido no trimestre.

Os fatos além das projeções/h2

Projeções à parte, as varejistas no Brasil devem continuar pressionadas em meio ao cenário macro atual ainda turbulento. 

Apesar das três maiores do varejo (Magalu (BVMF:MGLU3), Via (BVMF:VIIA3) e Americanas) terem apresentado uma certa melhora em suas margens brutas no último trimestre (mostrando que conseguiram repassar preço no período), a tendência é que as receitas sigam impactadas e o prejuízo permaneça marcando presença nos resultados delas. 

Mesmo com a deflação recente no Brasil, o analista diz que os preços dos produtos seguem altos, bem como os juros, o que contribui para comprimir o consumo da população — ainda mais falando de bens supérfluos. 

Soma-se a isso a concorrência cada vez maior no varejo digital brasileiro, com o crescimento de empresas internacionais, como Amazon (BVMF:AMZO34)(NASDAQ:AMZN) e Mercado Livre (BVMF:MELI34) (NASDAQ:MELI), além da entrada de novos players asiáticos — que praticam preços muito menores. 

Qual das Big 3 está melhor? /h2

Ainda que as projeções não sejam positivas para a Americanas, vemos que a companhia é a única que vem apresentando crescimento de lucro nos últimos anos, o qual foi impulsionado após a fusão entre a Lojas Americanas e a B2W.

Com pouca visibilidade de crescimento no longo prazo, as ações da empresa [Americanas] seguem o mesmo caminho de seus pares, amargando fortes quedas desde o ano passado.

No ano, inclusive, as ações da Americanas já acumulam queda de -54%

Mesmo que a queda das ações de Americanas seja superior a Magalu e Via, o cenário permanece nebuloso para ambas as empresas e também não vemos oportunidades atualmente em suas ações.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações