Analisando Petrobras (PETR4): Mercado x Resultados

 | 25.03.2024 13:00

Após a divulgação do resultado de 2023 e a retenção dos dividendos extraordinários houve uma enorme cobertura negativa sobre a interferência política na gestão dos negócios da petroleira. Seguem exemplos de manchetes das mídias financeiras:

  • Valor Econômico: Petrobras (BVMF:PETR4) surpreende mercado ao não pagar dividendos extraordinário e analistas reavaliam perspectivas.

  • InfoMoney: Petrobras: a onda de corte de recomendações para as ações após decepção com dividendos... ...Santander (BVMF:SANB11), Bradesco BBI, Morgan Stanley (NYSE:MS) e Bank of America (NYSE:BAC) cortaram recomendação dos ativos para neutra vendo ação como pouco atrativa sem os dividendos extraordinários

  • Metrópolis: Petrobras perde R$ 55,3 bilhões em valor, derruba bolsa e eleva dólar... ...Frustrados com dividendos de 2023, investidores penalizam as ações da Petrobras, que recuam mais de 10% e provocam triplo estrago no mercado.

Será que toda essa guerra entre mercado e governo faz sentido econômico?

Antes de entrar na discussão sobre a retenção dos dividendos extraordinários, é importante interpretar os resultados da companhia através de seus indicadores de desempenho econômico.

A análise econômica das demonstrações contábeis gera os indicadores retorno do investimento (ROI), o rendimento dos credores de renda fixa (Ki) e o rendimento dos credores de renda variável (RSPL). A companhia capta recurso com credores (passivos) para aplicar no negócio (ativos), isso é o que se chama de intermediação financeira. O produto da análise é medir o rendimento desses elementos em taxas com o objetivo de avaliar o desempenho da intermediação financeira. O importante é comparar o rendimento do negócio com o custo da renda fixa e com o rendimento da renda variável. As taxas de desempenho não são absolutas, devem ser comparadas com o custo de oportunidade do capital (Ke ~ Selic).

A Figura 1, a seguir, mostra que o rendimento a mercado dos acionistas (RSPL) esteve nas alturas praticamente nos últimos 4 anos. Aponta ainda que havia uma tendência descendente, iniciada em 2022, que aparentemente foi interrompida no último trimestre de 2023.