Análise de Resultado: Minerva no 2º Trimestre de 2020

 | 10.08.2020 15:51

A divulgação dos resultados do segundo trimestre da Minerva Foods (SA:BEEF3) surpreendeu positivamente o mercado, apresentando uma melhora significativa nas mais importantes linhas do balanço.

A Minerva é uma empresa do setor de processamento de proteína animal e é, em termos de estrutura de capital, a menor do setor sendo negociada em bolsa. Diferentemente de outras empresas do ramo, como JBS (SA:JBSS3) e BRF (SA:BRFS3), que já estão em fase de consolidação de suas marcas no mercado, a Minerva é uma empresa que ainda expande seus negócios de maneira orgânica (sem ter que recorrer a M&A). Também, por se encontrar em uma fase de crescimento dentro do setor, existe uma percepção de risco maior de suas operações, em termos de estruturação de capital, em comparação com seus pares, o que deve ser incorporado em taxas de desconto e ponderado na análise.

O portfólio da companhia é formado principalmente por carne bovina, com a matriz de suas operações sendo na américa do sul, com unidades de produção no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Colômbia. As receitas da companhia são majoritariamente derivadas de exportação, que representou 68,38% da receita bruta de 2019. Dentro das exportações, os maiores cliente da Minerva são países do leste asiático e do oriente médio, representando uma fatia de 59% dessas receitas.

O que os resultados do segundo trimestre nos mostram?

Primeiramente, fica muito claro o bom momento que o setor de proteína vem passando. A demanda no mercado internacional vem em um momento forte e a junção disso com um dólar elevado torna a operação muito mais lucrativa para as companhias. O reflexo disso se dá ao observar que os abates da companhia caíram 12,2%, a utilização da capacidade instalada caiu 6,7 p.p. e mesmo assim a receita líquida da companhia aumentou 9% na comparação anual. Essa tendência deve continuar no decorrer do ano, guiada principalmente pela China, a qual a Minerva tem uma alta exposição. Por isso, é razoável observar os resultados de outros frigoríficos afim de achar os maiores ganhos de eficiência operacional.