Análise de Resultados: Unidas, Vulcabras e Sanepar

 | 09.05.2019 15:42

Unidas

Unidas (SA:LCAM3) veio com belos resultados acima do esperado para o 1T19, mesmo que com uma ajudinha de uma mudança contábil.

É interessante que as 3 grandes do setor de aluguel de carros, Localiza (SA:RENT3), Movida (SA:MOVI3) e Unidas (LCAM3 (SA:LCAM3)) tiveram crescimentos de receita bastante parecidos. Apesar de que LCAM e Movida tiveram expansão de lucros muito maiores que RENT.

Mas a expansão de Ebitda de Unidas foi menor. Unidas reportou receita líquida +34 por cento, Ebitda +13 por cento e lucros +55 por cento.

Destaque para o crescimento de volume de aluguel de carros em +61 por cento e +8 por cento em frotas. Como suas competidoras, LCAM perdeu um pouco de margem nos seminovos, mas manteve margem bruta saudável.

Como sempre, o gráfico mais importante da bolsa:

Acima temos o quanto custa o capital (empréstimos, cinza) para a Unidas, contra quanto a companhia consegue gerar de valor (azul) - quanto maior a diferença entre os dois, maiores os lucros. E LCAM ainda tem um longo caminho para igualar seu custo de capital às competidoras (oportunidade de expansão de lucros).

Aqui é tudo muito simples: as 3 maiores roubam o lanche das pequenas e vão ganhando participação de mercado. E, para isso, nem precisam reduzir seus preços (margens).

Esperamos que a dinâmica continue, mas os preços de LCAM ainda não refletem seu futuro brilhante - sobem míseros 13 por cento em 2019 e negociam a 9x Ebitda e 23x lucros. Pudera, LCAM continua, firme e forte, a melhor ação para 2019 do Investidor de Valor.